quinta-feira, 15 de maio de 2014

52% dos brasileiros compraram por impulso nos últimos 3 meses, diz SPC


Mais da metade dos consumidores brasileiros, 52%, fez alguma compra descontrolada nos últimos três meses, aponta nesta terça-feira (13) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 
A conclusão é de um estudo realizado nas 27 capitais pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, em parceria com o SPC Brasil.
O levantamento também procurou identificar com quais produtos os brasileiros mais gastaram desnecessariamente nos últimos 90 dias. Roupas (29%) e calçados (19%) lideram a lista, seguidos por eletrônicos/celulares (18%) e perfumes/cosméticos (12%).
Entre as mulheres, a preferência por roupas e calçados é ainda maior e atinge 33% e 19% dos casos, respectivamente.  Do lado masculino, além das despesas com roupas (24%), a aquisição de produtos eletrônicos ganha mais destaque (26%).
A principal justificativa dada pelos consumidores para comprar por impulso são os descontos e promoções, mencionados por 50% da amostra. Em relação aos locais onde são feitas as aquisições sem planejamento, 35% ocorrem em shopping centers.

Parcelamento
A pesquisa mostra, ainda, que seis em cada dez consumidores brasileiros preferem parcelar as compras, mesmo que acabem pagando mais pelo produto.
Mais de um terço dos entrevistados admite que não tem o hábito de olhar o extrato bancário antes de fazer uma compra parcelada e 12% chegam a incorporar o limite do cheque especial e do cartão de crédito como parte do orçamento disponível para ser gasto no mês, diz.
De acordo com a pesquisa, esses comportamentos demonstram falta de planejamento por parte dos consumidores.
Sete em cada dez entrevistados confessaram que já passaram pela experiência de ter ficado com nome sujo, sendo que 20% ficaram mais de três anos na situação e 13% entre um e três anos.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário