O Procon-SP autuou 29 agências bancárias por
má prestação do serviço relacionada à demora do atendimento aos
consumidores. Durante a fiscalização, foram considerados itens como
quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade
de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes no
autoatendimento e presença de orientadores.
A
operação, feita em diversas regiões da capital paulista, foi realizada
em maio de 2014. Os fornecedores responderão a processo administrativo,
assegurada ampla defesa, podendo ao final serem multados. As multas
variam entre, aproximadamente R$ 494 a R$ 7,41 milhões.
Para
as autuações o Procon-SP se baseia em compromisso firmado entre as
instituições financeiras e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos),
que indica o tempo máximo de espera – período compreendido entre a
entrada do consumidor na fila e o início do seu atendimento – de 20
minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico.
O
monitoramento aconteceu tanto em dias de pagamento como nos outros dias
normais. A equipe de fiscalização monitorou um total de 83 agências
bancárias, as quais tinham reclamação registrada por consumidores no
atendimento do Procon-SP.
O
consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode
procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento do
órgão.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário