segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dicas de segurança para ciclistas

Ciclistas em ciclovia
Substituir um automóvel por uma bicicleta é mais vantajoso economicamente, promove uma vida mais saudável, além de contribuir para preservação do meio ambiente.  Mas é sempre importante antes de pegar uma bike tomar alguns cuidados para garantir a sua segurança e a dos pedestres. Pensando nisso, o Portal do Consumidor reuniu algumas dicas para garantir  a segurança de quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte e/ou lazer.
1 – Antes de sair de casa faça uma breve manutenção.  Verifique se os freios estão funcionando corretamente, aperte os pneus para avaliar se estão cheios e em boas condições e veja se a corrente está com óleo, pois a falta dele faz com que ela solte ou prenda, fazendo com que a bicicleta trave.
2 – Luzes dianteira e traseira – Não são sempre lembradas como item de segurança, mas têm um papel essencial, pois tornam você mais visível para os motoristas, principalmente, à noite. Elas são importantes mesmo que sua bicicleta já possua os refletivos.   O ideal é usar luz branca na frente e vermelha piscante atrás, uma vez que a intensidade das lanternas não é suficiente para chamar a atenção dos motoristas. Aconselha-se também ter luzes e/ou faixas luminosas nas rodas e no pedal da bicicleta.
3 – Capacete – Caso aconteça uma queda, o uso do capacete diminui as chances de um traumatismo craniano. Ele é recomendado, sobretudo,  para iniciantes, considerando que o risco de queda é maior.
4 – Luvas – Elas não são imprescindíveis, mas protegem a pele em caso de queda e de eventuais irritações causadas pelo o apoio continuo na manopla. 
5 – Sinalização –
Respeitar as placas de trânsito não é dever apenas dos motoristas de veículos automotores, os ciclistas também devem atender as regras do Código de Trânsito Brasileiro (conheça um pouco aqui). Assim, quem desrespeitar as leis poderá ser multado também. Por isso, evite andar em locais ontem têm a placa PROIBIDO BICICLETA e nunca pedale pela a contramão, pois além de ser  proibido pelo código de trânsito não é mais seguro. Segundo a ONG Vadebaike, a maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele. A organização cita alguns estudos científicos sobre colisões comprovando que os ciclistas que pedalam na mão correta têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão, comparados aos que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos.
6 – Afasta-se das portas dos carros – Muita atenção com os carros parados na via, muitos motoristas abrem a porta do carro sem perceber a aproximação de uma bicicleta, principalmente, à noite. Mantenha uma distância onde você não corra o risco de colidir com a porta de um veículo.
7 – Sinalize – Sempre sinalize o que pretende fazer, com sinais de mão. Peça passagem, dê passagem, faça gestos para que o motorista veja onde vai virar. Virando a esquerda, sinalize com a mão esquerda em 90° e a mesma coisa com a mão direita quando for virar à direita.
8 – Buzina – Colocar uma buzina é essencial, além dos gestos com as mãos você terá outra “ferramenta” para poder sinalizar, pedir passagem, etc.
9 – Calçada não – A calçada foi feita para pedestres. Caso você precise passar por ela, o código de trânsito orienta descer da bicicleta, conforme o Art. 68 do CTB.  Indo pela calçada o risco de causar acidente aumenta. Então, fique atento às regras.
10 – Respeite o sinal de trânsito –
O sinal também deve ser respeitado por ciclistas, nunca fure o sinal vermelho, pois pode aparecer um carro em alta velocidade e você não conseguir parar a tempo ou um pedestre atravessando. Caso queira aproveitar o sinal aberto para os pedestres, desça da bike e atravesse caminhando.
Seguindo essas recomendações você aumenta sua segurança e de outras pessoas, respeite o Código de Trânsito e siga o seu caminho com prudência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário