segunda-feira, 26 de maio de 2014

Procon indica a maneira correta de armazenar as compras do mês em casa

comprasdemesDepois de sentir no bolso a escalada da inflação nas compras do supermercado ao longo de 2013, o consumidor retomou o hábito antigo de fazer ‘compra de mês’ para compensar o aumento dos preços e minimizar o impacto no orçamento mensal.
Dependendo do número de pessoas que tem em uma casa, o volume de produtos adquiridos mensalmente no supermercado pode ser muito expressivo e guardar essas compras pode ser uma tarefa complicada em função do espaço disponível  em armários e na geladeira.
Mas é importante estar atendo nesse processo, pois o armazenamento em casa é uma etapa de suma importância para que sejam garantidas a qualidade, a segurança dos alimentos e evitar contaminação.
Ao chegar das compras, guarde, imediatamente, os alimentos perecíveis (laticínios, carnes etc.) na geladeira, e os enlatados (cereais e grãos) em lugar fresco, seco e em temperatura ambiente.
O Procon Vitória orienta que alimentos congelados em processo de descongelamento não devem ser recongelados em casa. Carnes e aves resfriadas devem ser guardadas em geladeira somente depois de limpas e sem gorduras, pois produzem ranço e aceleram o processo de deterioração.
O congelamento de aves e carnes deve ser feito em embalagem própria ou em plástico não tóxico, em proporções necessárias ao consumo imediato quando do descongelamento, retirando-se o ar retido dentro da embalagem. Uma vez descongelados, esses produtos não devem passar por novo congelamento.
Vísceras ou miúdos que não forem consumidos de imediato devem ser fervidos e mantidos em geladeira.
Outra recomendação importante do órgão é manter os alimentos, mesmo os enlatados, longe de produtos que exalam odores fortes, como material de limpeza. Os recipientes plásticos, por exemplo, absorvem odores do ambiente que podem contaminar seu conteúdo.
Embalagens do tipo “abre-fácil” (não necessitam de abridor) merecem especial atenção. Siga atentamente as instruções de manuseio.
Guarde bebidas em pé, nunca deitadas, com exceção de alguns vinhos que possuem formas especiais de armazenamento. Não faça movimentos bruscos, pois o manuseio impróprio, como sacudir a garrafa repetidamente, pode, no caso de refrigerantes, aumentar a pressão sobre o gás e causar acidentes (estouros, vazamentos etc.).
As garrafas devem ser armazenadas em local ventilado, longe da umidade e de fontes de calor (exposição ao sol, chapas, fornos elétricos etc.). No caso das águas minerais, o calor pode provocar o crescimento de algas que modificam a coloração da água, de amarelo a verde, tornando-a imprópria ao consumo.
Após abrir um alimento enlatado, guarde as sobras em outro vasilhame limpo, seco e com tampa, e o coloque na geladeira.
As sobras de alimentos, em recipientes de vidro, devem ser imediatamente refrigeradas na própria embalagem e consumidas o mais rápido possível.
Nunca utilize garrafas vazias de refrigerantes, cervejas e água mineral para guardar outros produtos como, por exemplo, detergente e água sanitária. A ingestão acidental desses produtos – especialmente por crianças – pode causar acidentes graves e até fatais, além de contaminar as garrafas plásticas, impedindo o seu reaproveitamento.
Ao constatar qualquer irregularidade em relação à fabricação ou comercialização desses produtos, denuncie ao Procon mais próximo. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de 
Fonte:  Site do Procon Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário