terça-feira, 27 de maio de 2014

Débitos junto a bancos e cartões de crédito puxam inadimplência das empresas

A inadimplência das empresas subiu 1,1% em abril, na comparação a março, segundo a Serasa Experian. Em relação a igual mês de 2013 houve alta de 2,7%. Também é verificada elevação, de 6,2%, na comparação do primeiro quadrimestre de 2014 com igual período de 2013.
A alta no indicador de inadimplência das empresas em março foi puxada principalmente por débitos junto a bancos e a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços. As dívidas bancárias e não bancárias apresentaram variação positiva de 3,1% e 2,7%, respectivamente. A alta nos cheques sem fundos foi de 0,4%, enquanto os títulos protestados recuaram 2,5% na passagem de março para abril.
O valor médio dos cheques sem fundos caiu 18% no primeiro quadrimestre deste ano, ante igual período de 2013, movimento também registrado nas dívidas com bancos (queda de 4,3%). Já o valor médio dos títulos protestados subiu 9,6% e o das dívidas não bancárias registrou alta de 6,8%.
Em nota, economistas da Serasa Experian apontam que entre os motivos da alta na inadimplência estão "a desaceleração da atividade econômica, a elevação dos custos por conta de ganhos salariais subindo acima da produtividade e as sucessivas elevações das taxas de juros, que aumentaram o custo financeiro do capital de giro junto aos bancos".
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário