quarta-feira, 21 de maio de 2014

Festa Junina: dicas para evitar que essa festa tão tradicional termine mal

festajunina2014Nesta época, várias regiões do país possuem o típico costume de acender fogueiras e soltar fogos de artifícios para animar as festas juninas. Mas é preciso ficar atento, pois a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais de todo o Brasil nesse período aumenta significativamente.
Segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Queimaduras – “Prevenção de queimaduras: avaliação do conhecimento sobre prevenção de queimaduras em usuários das unidades de saúde de Curitiba” -, no Brasil, estima-se que ocorram por volta de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano, sendo que a maioria (79%) acontece no ambiente domiciliar.
Os autores do artigo comentam que o crescimento do número de acidentes durante as festa juninas (meses de junho e julho) é tão tanto expressivo que foi criado o Dia Nacional do Queimado – 6 de junho – em 1999, visando impulsionar as campanhas de alerta à sociedade sobre os riscos. Sendo assim, reunimos algumas  dicas para evitar essa festa tão  tradicional termine mal.
O cirurgião plástico do Hospital Estadual Alberto Torres, Bruno Alves Costa, em entrevista ao site do Governo do Estado do  Rio de Janeiro, alerta que todos devem tomar muito cuidado, mas ressalta que as crianças merecem atenção especial.  O especialista lembra que fogos de artifícios e fogueiras oferecem perigo aos pequenos, mas é importante ficar atento também à cozinha. Muitos acidentes acontecem antes das festas, na cozinha de casa, no preparo dos quitutes. Sendo assim, ele  recomenda não deixar que elas se aproximem do fogão para não correr o risco delas puxarem as alças das panelas. O ideal é sempre utilizar as bocas de trás para evitar esse tipo de acidente, que é muito comum, e impedir que elas frequentem esse espaço quando o fogão estiver sendo utilizado.
Dicas de segurança em relação às fogueiras.  
Antes de acender, é importantíssimo molhar a madeira com álcool e, nunca, jogar o álcool com a brasa já iniciada, pois o álcool líquido é facilmente inflamável e pode se alastrar para a mão de quem está acendendo.
O cuidado com o álcool não se resume ao momento de acender a fogueira: a proximidade de uma garrafa com a substância a locais quentes já é um perigo para a combustão, pois a garrafa pode explodir, atingindo quem estiver por perto, recomenda o cirurgião.
Cuidados com os fogos de artifício:
 O mais recomendado é adquirir artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício o que evita que você tenha que segurá-los com as mãos. Especialistas recomendam que a distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros. Caso os fogos não estourem, não tente reaproveitá-los e nunca deixe crianças soltar fogos.
Tenha cuidado para não apontar para onde há pessoas circulando e fios elétricos.
Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido
Por fim, vale lembrar que balões devem ser apenas decorativos. Embora historicamente essa prática compusesse o cenário desse festejo, os inúmeros acidentes, ao longo dos anos, evidenciaram que soltar balões não é uma brincadeira inocente e bonita, uma vez que já fez muitas vítimas, destruiu casas, queimou florestas e matou muitos animais. Por essas razões, soltar balão é crime e a pena pode ser a detenção de um a três anos, multa ou ambas. Cabe destacar, que aqueles que forem flagrados assistindo estarão sujeitos a essas sanções também.
Em caso de acidentes, a orientação dos especialistas é colocar a área atingida em água corrente até o alívio da dor, não usar nenhuma pomada ou substância sobre a lesão sem ouvir um médico e procurar imediatamente atendimento especializado.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Site Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário