sexta-feira, 16 de maio de 2014

Juros de crédito sobem em abril e alcançam maior alta desde agosto de 2012

Juros de crédito sobem em abril e alcançam maior alta desde agosto de 2012
Pelo 10o mês consecutivo as taxas de juros das operações de crédito subiram no mês de abril. Das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) - juros comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC, empréstimo pessoal  de bancos e financeiras - todas foram elevadas no mês.
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 1,71% no mês e 2,30% em doze meses, subindo de 5,86% para 5,96% ao mês. No ano, as taxas subirar de 98,05% para 100,31% no período. 
Da mesma forma, das três linhas de crédito pesquisadas para pessoa jurídica (capital de giro, desconto de duplicata e conta garantida) todas foram elevadas no mês. A taxa de juros média para pessoa jurídica apresentou uma elevação e 1,19% no mês e de 1,42% em doze meses,  passando de 3,35% ao mês para 3,39%. No ano, a taxa saltou de 48,50% ao ano em março, para 49,19% ao ano em abril deste ano. Tanto para pessoa física, como pessoa jurídica, essas foram as maiores taxas alcançadas desde agosto de 2012.
Para a Anefac, estas elevações podem ser atribuídas tanto à elevação da Selic (Taxa Básica de Juros) ocorrida em abril e a piora do cenário econômico nacional, com expectativa de piora nos índices de inflação e crescimento econômico o que aumenta o risco de crédito.
Para os próximos meses, a expectativa é de novas altas nas taxas de juros. Segundo a associação, tendo em vista os atuais indicadores de inflação mostrando pressões inflacionárias e o índice oficial de inflação bem acima do centro da meta do Banco Central, é esperada nova elevação da Selic na próxima reunião do Copom. "Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", completa a Anefac.
Fonte: MSN.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário