sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conheça a diferença entre os sintomas da gripe e da dengue


Mais de 54 mil casos de dengue foram registrados em São Paulo nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Por ser uma doença que causa muito mal-estar, as pessoas tendem a associar dores no corpo e febre à dengue, mas, algumas vezes, esses sintomas podem ser apenas uma gripe.
Segundo especialistas, os sintomas da gripe e da dengue podem se confundir por se tratarem de uma doença viral. Febre alta, dores nas articulações e músculos e cansaço são comuns às duas doenças, mas outros sintomas podem diferenciá-las. 
A maior diferença entre as doenças é que na dengue não há tosse, dor de garganta ou espirros. O paciente infectado pelo vírus da dengue apresenta, além dos sintomas comuns às duas doenças, dor no fundo dos olhos e vermelhidão no peito. Enquanto o paciente infectado pelo vírus da gripe tem a traqueia e os pulmões como áreas mais atingidas. 
Segundo o infectologista Paulo Olzom, para evitar complicações nas duas doenças, é recomendado que a pessoa procure atendimento médico logo no início dos sintomas, já que o diagnóstico da dengue clássica na fase aguda é apenas clinico. 
― O organismo começa a produzir anticorpo contra o vírus e vai poder ser detectado após dez ou 14 dias do contágio. Por isso, o exame tem que ser refeito depois de duas semanas para confirmar o caso.
 O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e só acontece durante o dia. Ainda não existem medicamentos específicos contra a doença, por isso, a saída para amenizar os sintomas é tomar muito líquido para evitar a desidratação e tomar medicamentos para amenizar a febre.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário