terça-feira, 20 de maio de 2014

Leite materno ajuda a prevenir alergias e até obesidade


Você é mãe e está amamentando? Seu leite alimenta bem o seu bebê e ainda sobra? Então, aproveite para doar e ajudar o desenvolvimento de outras crianças. O ginecologista e especialista em medicina fetal do laboratório Lavosier Medicina Diagnóstica, Jurandir Passos, explica que o leite materno ajuda no crescimento, especialmente das crianças prematuras, "já que favorece o crescimento do bebê". O leite humano é a maior fonte de nutrientes para o recém-nascido e colabora principalmente para a formação do sistema imunológico da criança.
De acordo com o especialista, as mães que produzem leite além da necessidade do seu bebê podem buscar um banco de leite, normalmente localizados nas maternidades, para doarem para outras crianças.
— Um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos.
O médico afirma que o Brasil tem uma extensa cadeia de bancos de leite e, depois de doado, o alimento passa por um processo de pasteurização para garantir que esteja em perfeitas condições quando for destinado aos bebês prematuros que estão em centros de tratamento intensivo neonatal.
Os bancos de leite fazem um cadastramento das doadoras, acompanham o processo de aleitamento e dão orientações sobre a doação. Além disso, há um controle rígido da saúde da doadora para garantir também a preservação da saúde dos recém-nascidos que receberão o leite.  
Veja 8 dicas sobre a doação e os benefícios do leite materno
1) O leite humano pode evitar doenças como vários tipos de alergias, obesidade e intolerância ao glúten;
2) Por ser facilmente digerido, provoca menos cólicas nos bebês;
3) Para a doação, o mais recomendado é que a ordenha seja feita manualmente, evitando contaminações;
4) O frasco com leite retirado deve ser esterilizado e armazenado no refrigerador ou freezer. O líquido pode ficar armazenado por até 15 dias;
5) O leite humano contém uma molécula chamada PSTI, que é responsável pela proteção e reparação do intestino delicado dos recém-nascidos;
6) Algumas substâncias presentes no leite humano também ajudam a combater o estresse e o cansaço do bebê;
7) Para doar, a mulher não deve consumir bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas, cigarros ou qualquer medicação que interfira na produção do leite;
8) A coleta pode ocorrer tanto em bancos de leite quanto em domicílio, sendo recolhido na casa das doadoras pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário