Denúncias de consumidores sobre propaganda enganosa com relação à promoção de fraldas Pampers "Leve Camisa Oficial da Seleção para seu Bebê", da Procter & Gamble, levaram o Procon-SP a notificar a fabricante a prestar esclarecimentos sobre a campanha. A empresa deverá apresentar, entre outros detalhes, o regulamento da promoção e um modelo das camisetas dadas aos clientes, além de informar quais são os tamanhos e medidas de cada uma delas.
- O Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece que é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente ou que possa induzir o consumidor a um erro. A empresa foi notificada porque há relatos de consumidores, um que comprou uma fralda de tamanho grande e recebeu uma camisa pequena, e outro que reclama que a camisa não é oficial, como diz na embalagem. A empresa deve esclarcer ao Procon-SP esses pontos da promoção - diz Andrea Arantes Benedetto, assistente técnica da diretoria de fiscalização do Procon-SP.
O órgão também quer saber quais mídias vêm sendo utilizadas para a divulgação da campanha.
Se for comprovada alguma irregularidade, a empresa poderá ser penalizada nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
A P&G, por sua vez, esclarece que a camiseta que compõe as embalagens promocionais de Pampers, marca patrocinadora da Seleção Brasileira, é licenciada e aprovada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que segue as políticas comerciais definidas junto à empresa fornecedora de material esportivo da Seleção Brasileira. A empresa ressalta que o produto foi desenvolvido seguindo as normas da ABNT para o mercado têxtil brasileiro.
Fonte: O Globo - Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário