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DetalheQuanto mais informações relevantes forem dadas pelo consumidor sobre sua reclamação, mais rápido serão os procedimentos para solucioná-la e maiores serão as chances de se obter sucesso no seu pedido. - Clareza e objetividade
Procure ser objetivo e claro na hora de relatar o problema. - Informe números
Não esqueça de fornecer números de pedido, nota fiscal (no caso de compra), ordem de serviço (no caso de assistência técnica) e protocolos de atendimento (quando houver contato com a empresa reclamada), além de detalhes da compra como data da aquisição, data da entrega, valor pago e especificações do produto. - Empresa desconhecida
- Se a empresa não for muito conhecida, dê detalhes dela, como CNPJ, endereço completo e telefone. Isso pode facilitar a sua notificação.
- Informe o que você deseja
Não se esqueça de especificar o seu pedido. Ao reclamar, muitos consumidores não informam se desejam o reparo ou a troca do produto, o cancelamento da compra ou da entrega, a restituição do valor pago ou até mesmo se ele quer apenas receber esclarecimentos.
Fonte: O Globo
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