quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cinco dicas para ter sucesso ao reclamar a órgão de defesa do consumidor



  • Detalhe
    Antes de colocar a boca no trombone, atenção às dicas do Procon Foto: Free ImagesQuanto mais informações relevantes forem dadas pelo consumidor sobre sua reclamação, mais rápido serão os procedimentos para solucioná-la e maiores serão as chances de se obter sucesso no seu pedido.
     
  • Clareza e objetividade
    Procure ser objetivo e claro na hora de relatar o problema.
     
  • Informe números
    Não esqueça de fornecer números de pedido, nota fiscal (no caso de compra), ordem de serviço (no caso de assistência técnica) e protocolos de atendimento (quando houver contato com a empresa reclamada), além de detalhes da compra como data da aquisição, data da entrega, valor pago e especificações do produto.
     
  • Empresa desconhecida
  • Se a empresa não for muito conhecida, dê detalhes dela, como CNPJ, endereço completo e telefone. Isso pode facilitar a sua notificação.
     
  • Informe o que você deseja
    Não se esqueça de especificar o seu pedido. Ao reclamar, muitos consumidores não informam se desejam o reparo ou a troca do produto, o cancelamento da compra ou da entrega, a restituição do valor pago ou até mesmo se ele quer apenas receber esclarecimentos.

Fonte: O Globo

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