quinta-feira, 9 de abril de 2015

Em audiência, empresas defendem corte da internet móvel ao fim da franquia


Em audiência pública que ocorreu em Brasília na tarde desta quarta-feira, representantes da Claro, Vivo, Oi e Tim defenderam o direito de as empresas de telefonia interromperem o tráfico de dados dos clientes quando o limite da franquia contratada de internet é atingida, medida que começou a entrar em vigor, gradualmente, no início deste ano.Na audiência, que ocorre a pedido da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, os diretores das empresas informaram que os clientes são avisados com antecedência sobre o limite contratado e podem fazer o controle dos dados disponíveis.
Segundo informações da agência Câmara, o diretor de Relações Institucionais da Claro, Fabio Andrade, argumentou que, desde que a empresa passou a interromper e não apenas diminuir o fluxo dos dados, houve uma redução do número de reclamações do usuários, pois o serviço e a velocidade da rede melhoram.
Enylson Camolesi, diretor de Relações Institucionais da Vivo, disse que a interrupção é feita por uma necessidade técnica para garantir ao cliente o acesso a um serviço de melhor qualidade.
Já o diretor de Relações Institucionais da Tim, Leandro Guerra, ressaltou que, quando a companhia apenas reduzia a velocidade ao atingir o limite contratado, acabava prejudicando quem estava com a franquia ativa.
O direito de Relações Institucionais da Oi, Marcos Augusto Coelho,defendeu que a suspensão dos dados está prevista no contrato assinado entre o cliente e a Oi e não é feita com base em nenhuma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula o setor.
Coelho acrescentou, ainda, que o contrato respeita o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e todas as demais regras do setor.
Fonte: O Globo

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