segunda-feira, 6 de abril de 2015

Energia que vai e vem: 5 passos para cobrar a conta por danos a aparelhos

Que fazer se a oscilação na energia danificar eletrodomésticos

  • Registre a reclamação
    Trabalhadores carregam TV de tela plana Foto: PAUL O'DRISCOLL / BLOOMBERG NEWS
    Foto: PAUL O'DRISCOLL / BLOOMBERG NEWS
     
    A resolução nº 360/09 da Aneel dá ao consumidor prazo de 90 dias corridos para encaminhar queixa à concessionária. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o usuário tem até cinco anos buscar reparação de danos.

  • Controle o prazo de atendimento
    A man types on a laptop computer in an arranged photograph taken in Tiskilwa, Illinois, U.S., on Thursday, Jan. 8, 2015. U.S. officials are discussing whether new standards should be set for government action in response to hacks like the one suffered by Sony Pictures Entertainment, such as if a certain level of monetary damage is caused or if values such as free speech are trampled, National Security Agency Director Michael Rogers said in an interview with Bloomberg News. Photographer: Daniel Acker/Bloomberg Foto: Daniel Acker / Bloomberg
    Foto: Daniel Acker / Bloomberg
    A distribuidora tem dez dias corridos (contados da data do pedido de ressarcimento) para a inspeção e vistoria do aparelho, exceto se o equipamento danificado for usados para conservar alimentos perecíveis ou medicamentos - nestes casos, o prazo é de um dia útil.

  • Acompanhe a inspeção
    Joseph, left, and Paul look over a refridgerator at an appliance store in New York on December 24, 2002. U.S. orders for durable goods unexpectedly fell in November, a government report showed, damping prospects that companies will spend enough on equipment to help fuel the economic recovery. Photographer: Daniel Acker/Bloomberg News. Foto: Daniel Acker / Bloomberg News
    Foto: Daniel Acker / Bloomberg News
    Depois da inspeção, a empresa tem 15 dias corridos para informar se o pedido será aceito. Em caso positivo, os consumidores poderão ser ressarcidos em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento. O prazo para o ressarcimento do consumidor é de 20 dias corridos a partir da data da resposta da empresa.

  • Avalie a eventual negativa
    A customer views a Whirlpool Corp. washing machine displayed for sale at the Airport Home Appliance store in Concord, California, U.S., on Tuesday, Feb. 3, 2015. Whirlpool Corp. is expected to release earning figures on Feb. 4. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg Foto: David Paul Morris / Bloomberg
    Foto: David Paul Morris / Bloomberg
    Se a solicitação de ressarcimento não for aceita, a empresa deverá apresentar com detalhes as razões da negativa e informar ao consumidor o direito de apelar à agência reguladora estadual conveniada ou à própria Aneel.

  • Garanta seu direito
    A collection of colored washing machines and refrigerators sit on display at the Vestel Group trade stand during the IFA International Consumer Electronics Show in Berlin, Germany, on Monday, Sept. 9, 2014. Vestel, a Turkish maker of televisions and household appliances, is showing the Venus X and Venus V smartphones, which resemble Apple Inc.'s iPhone on the outside and run on Google Inc.'s Android operating system. Photographer: Krizstian Bocsi/Bloomberg Foto: Krizstian Bocsi / Bloomberg
    Foto: Krizstian Bocsi / Bloomberg
    A distribuidora só pode se eximir da responsabilidade se comprovar o uso incorreto do equipamento; defeitos gerados por instalações internas da unidade consumidora; a inexistência de relação entre o estrago do aparelho e a provável causa alegada; ou ainda, se o consumidor providenciar a reparação antes do término do prazo para a inspeção - segundo

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário