terça-feira, 7 de abril de 2015

Saiba quais os seus direitos quando o produto novo apresenta problemas

Prazo de Troca
Compras pelo celular crescem em ritmo acelerado, mas consumidores ainda reclamam do tamanho da tela, segurança e dificuldade para digitar dados pessoaisFoto: Kuni Takahasi / Bloomberg
Antes de comprar um produto em uma loja física ou virtual, verifique qual é a política de troca e o prazo concedido pelo fornecedor para fazer a troca imediata na loja. O ideal é que as regras estejam escritas em algum lugar para evitar problemas futuros.
 
Prazo de troca 2
Procon-SP alerta para os cuidados na hora de contratar a garantia estendida dos produtosFoto: Fabiano Rocha / Agência O GloboFoto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Independente do prazo concedido pelo estabelecimento para a troca imediata, o Código de Defesa do Consumidor (art. 26) assegura prazo de até 90 dias para produtos duráveis (eletroeletrônicos e roupas, por exemplo) e 30 dias produtos não duráveis (como alimentos) para o consumidor reclamar em relação aos vícios do produto (garantia legal). 
 
Troca por motivo de gosto
Consumidora faz compras em uma loja do Walmart. Segundo Departamento de Comércio, vendas no varejo recuaram 0,3% em setembroFoto: Sarah Bentham / Sarah Bentham/AP
Ao contrário do que muita gente pensa, o lojista não é obrigado a trocar produtos que não tenham problemas de funcionamentos e vícios de qualidade. A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a efetuá-la no momento da venda.
 
Troca imediata
Renda média do brasileiro ficou em R$ 1.052 Foto: Dado Galdieri / BloombergFoto: Dado Galdieri / Bloomberg
Outra questão pouco conhecida é que o prazo estabelecido para troca imediata é uma liberalidade do fornecedor, o que significa que pode variar de acordo com o estabelecimento e o produto. Por isso, é tão importante conhecer antes da compra todas as regras.
 
Desistência
No caso de compras fora do estabelecimento, o prazo de desistência é de sete dias, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato Foto: Divulgação
No caso de compras fora do estabelecimento, o Código de Defesa do Consumidor, artigo 49, garante o prazo de sete dias, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência.
Fonte: O Globo

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