Não houve crescimento nas vendas durante a semana da Páscoa, do dia
30 de março ao dia 5 deste mês, informou hoje (6) a Serasa Experian. No
ano passado, a semana da Páscoa foi de 14 a 20 de abril.
O índice
mediu o movimento dos consumidores em 16 mil empresas comerciais de todo
o Brasil, e os resultados mostraram movimentação equivalente à do ano
anterior, sem registro de aumento.
Segundo o economista Luiz Rabi,
da Serasa Experian, o movimento concentrou-se foi no fim de semana, de
sexta-feira (3) a domingo (5). "Até quinta-feira, [o indicador] estava
negativo [em relação a 2014]., Então, as compras de última hora fizeram o
indicador fechar no 0 a 0”, explicou.
Houve crescimento de 3,2%
nos últimos três dias, o que anulou a queda acumulada nos quatro
primeiros dias da semana. As vendas de última hora impediram que o
indicador registrasse um percentual negativo.
Na cidade de São
Paulo, os resultados foram piores na comparação com o restante do país.
As vendas na semana da Páscoa caíram 3,7% em relação às do ano passado.
No fim de semana, houve queda de 3,1%. Para o economista, esse é um
indício de que o mercado consumidor do restante do Brasil está crescendo
mais rapidamente do que na capital paulista.
O resultado de
vendas no país este ano foi o pior desde 2007, quando começou a
pesquisa. Rabi afirmou que o resultado é ruim para a economia como um
todo, porque o varejo é um segmento que normalmente cresce, mesmo na
recessão, por causa do próprio crescimento populacional.
“Um
crescimento nulo varejista é uma situação bastante preocupante para o
varejo e para a economia brasileira, porque o varejo sempre foi um setor
mais dinâmico. Se o varejo está estagnado, imagine o resto”,
acrescentou o economista.
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário