As tentativas de fraude contra o consumidor bateram a marca de
183.111 ocorrências em março, número recorde para o mês desde que o
indicador foi criado, em 2010, segundo a empresa de consultoria Serasa
Experian. Essas fraudes são conhecidas como roubo de identidade, em que
os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou
obter crédito.
Em relação a março de 2014, as tentativas registraram aumento de
17,8%. Em março, a telefonia respondeu por 76.582 registros, totalizando
41,8% do total de tentativas de fraude, aumento em relação aos 38,1%
registrados pelo setor no mesmo mês de 2014.
O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias,
seguradoras e serviços em geral, teve 50.366 registros, equivalente a
27,5% do total. No mesmo período no ano passado, esse setor respondeu
por 32% das ocorrências.
O setor bancário foi o terceiro do ranking com 40.092 tentativas,
21,9% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 19,8% dos
casos. O segmento varejo teve 13.239 tentativas de fraude, registrando
7,2% das investidas contra o consumidor.
Para evitar ter os dados pessoais roubados, o consumidor deve
adquirir hábitos como rasgar notas, recibos ou outros documentos que
tenham o seu CPF antes de jogar no lixo, além de prestar atenção quando
utilizar o cartão de crédito para não ter seus dados roubados.
Economistas da Serasa também acreditam que a popularização da internet está entre os fatores que contribuíram para o aumento no número de tentativas de fraudes. Cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções e campanhas falsas em redes sociais são as principais forma de atrair as vítimas. Com informações da Agência Brasil.
Economistas da Serasa também acreditam que a popularização da internet está entre os fatores que contribuíram para o aumento no número de tentativas de fraudes. Cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções e campanhas falsas em redes sociais são as principais forma de atrair as vítimas. Com informações da Agência Brasil.
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