Entre altas, destacam-se a do preço da batata-inglesa, 7,26% mais cara, e do sorvete, cujo preço subiu 2,62%, segundo dados do IBGE
Nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial do país, que acelerou a 0,54% em setembro.
Dentre as categorias estudadas pelo IBGE está o grupo Alimentos e Bebidas, que teve alta de 0,24% em setembro e foi a terceira que mais contribuiu para o IPCA do mês - após Habitação e Transporte.
Dentro dela, os alimentos consumidos fora de casa (0,77%) foram os que ficaram mais caros, enquanto os consumidos em casa ficaram quase iguais de um mês para o outro. Entre altas, destacam-se a do preço da batata-inglesa, 7,26% mais cara, e do sorvete, cujo preço subiu 2,62%.
Confira abaixo quais alimentos que mais subiram no último mês:
Alimentos que ficaram mais caros em setembro
Batata-inglesa
Depois de ter caído 14,75% em agosto, o preço da batata-inglesa aumentou 7,26% em setembro, ganhando o prêmio de alimento que mais encareceu.
Sorvete
No último mês, quem decidiu comprar um sorvete pra se refrescar sentiu uma alta na hora de passar pelo caixa. O produto ficou 2,62% mais caro em setembro.
Chocolate e achocolatado em pó
Com a medalha de bronze entre as maiores altas no grupo Alimentos, o chocolate teve uma alta de 2,44% em seu preço no último mês.
Carne seca e de sol
A carne de sol teve uma variação de 0,45 ponto percentual na passagem de agosto para setembro. No último mês, seu preço aumentou 2,03%.
Refrigerante
Tomar um refri para matar a sede ficou 1,84% mais caro no último mês. Em agosto, o preço do produto havia caído 0,12%.
Cerveja
Sair com os amigos para tomar uma gelada ficou 1,69% mais caro
Pescado
Depois de cair 0,54% em agosto, o preço do peixe aumentou em 1,65% em setembro.
Frango inteiro
Comprar um frango na padaria ficou 1,45% mais caro em setembro. No mês anterior, seu preço havia caído 0,43%.
Café da manhã
O preço de um café da manhã padrão aumentou 1,25% em setembro.
Pão de forma
Já o preço do pão de forma aumentou 1,22%.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário