quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Toyota anuncia recall por defeito no airbag

Serão afetados pela campanha 424.641 veículos no Brasil

Toyota Corolla 2008: modelo pode apresentar defeito de airbag. - Divulgação
A Toyota do Brasil anunciou um recall preventivo de 424.641 veículos no Brasil por possível defeito nos airbags, todos fabricados pela japonesa Takata. De acordo com a montadora a campanha atinge quatro modelos: Corolla, Corolla Fielder, Hilux e SW4. O problema pode ocorrer do lado do motorista ou do lado do passageiro.
No primeiro caso, em que o o defeito pode aparecer no airbag do motorista, a campanha preventiva abrange 384.596 unidades dos veículos Hilux e SW4, fabricados entre janeiro de 2006 a outubro de 2011, e Corolla, manufaturados entre outubro de 2007 a dezembro de 2011.
Os modelos do Corolla, Hillux e SW4 que podem ter problemas no deflagrador do airbag do motorista
De acordo com a montadora, pode ocorrer o rompimento inadequado do deflagrador do airbag do motorista, que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa deflagrada, o que pode causar danos materiais e lesões físicas graves ao condutor e aos demais passageiros do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.
Para estas unidades, a Toyota irá providenciar a troca do deflagador do airbag a partir de 19 deste mês.
Já o problema no airbag do passageiro pode aparecer em 40.045 unidades do Corolla, produzidos entre abril de 2007 a fevereiro de 2008, e do Corolla Fielder, fabricados em abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008.
O defeito apresentado é o mesmo do caso do airbag do motorista, e seu rompímento pode causar danos materiais e lesões físicas graves ao passageiro no banco dianteiro e aos demais ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.
Neste caso, a montadora fará o recall em duas etapas. A primeira teve início nesta terça-feira, dia 13, para a desativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do equipamento. A segunda fase será iniciada em 23 de novembro, quando será feita a substituição do deflagrador com a reativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta.
Para confirmar o envolvimento e agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis nosite da montadora. A Toyota esclarece que a presente campanha será realizada de forma gratuita aos consumidores.
Para informações adicionais, os consumidores podem entrar em contato através do S.A.C. da empresa, no 0800 703 02 06 ou no site da Toyota do Brasil.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário