quarta-feira, 2 de março de 2016

Campanha mundial alerta sobre riscos do consumo exagerado de sódio


Ingestão em excesso é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, as que mais causam morte no mundo. Veja dicas para reduzir o consumo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Idec participa da campanha global sobre conscientização acerca dos riscos do consumo em excesso de sal. O tema da Semana de Conscientização do Consumo de Sódio 2016 é: Cuidado com o Sal Escondido, e destaca os perigos relacionados ao consumo de sódio presente nos alimentos ultraprocessados. 
A ação é organizada pelo World Action on Salt and Health (WASH) e a Acción Latino-Americana de Sal y Salud (ALASS) e acontece entre 29 de fevereiro e 6 de março. 
“O consumo desse nutriente em alimentos ultraprocessados é crescente”, afirma a nutricionista e pesquisadora do Idec Ana Paula Bortoletto. “O Idec está aderindo a campanha no intuito de divulgar e esclarecer informações sobre o assunto, que vem se tornado um tema prioritário em diversos países”, afirma Ana Paula.  
O consumo de sódio no Brasil é o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Em excesso, o nutriente é um fator importante para a elevação da pressão arterial, que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, que mais matam pessoas no mundo.  
Saiba mais sobre a relação entre sódio e saúde na página especial do Idec: O Sódio que você não vê. 
Limites 
O consumo de sal deve estar abaixo de 5 gramas por dia, o que significa 2 gramas de sódio. Veja algumas dicas para manter a ingestão no nível saudável:
- Diminua o consumo de alimentos industrializados como presunto, queijo, biscoitos, lasanhas congeladas, ketchup, e até mesmo pão francês; 
- Compare os rótulos de produtos de diferentes marcas e opte por produtos com menor teor de sódio; 
- Cozinhe mais em casa e evite enlatados e conservas como ervilhas, milho, azeitonas, pepino etc. Ou então lave-os antes de consumir;
- Fique atento à quantidade de sal que adiciona no preparo das refeições;
- Evite manter o saleiro na mesa para não cair na tentação de colocar mais sal na comida.
Fonte: Idec

Nenhum comentário:

Postar um comentário