Serviço mal feito, cobrança indevida, produto decepcionante: são muitos tipos de reclamações feitas pelos clientes brasileiros. E no topo das empresas com mais queixas em fevereiro estão Net, Vivo, Sky, Oi e Casas Bahia (Loja Virtual). Os números são do site Reclame Aqui, que acompanha e compila as reclamações dos consumidores durante todo o ano.
ReclameAqui revela quais empresas tiveram maior índice de insatisfação nos últimos 30 dias
Com um total de 9.931 reivindicações, a Net está no topo. Em segundo lugar, vem a Vivo com 6.815 reclamações, seguida da Sky, com 5.537. Em quarto e quinto lugares estão a Oi e Casas Bahia, com 5.334 e 4.162 reclamações, respectivamente.
Apesar de liderar as reclamações, a Net respondeu a 99,4% dos clientes, com média de 3 dias e 17 horas para resposta. Dos relatos dos últimos seis meses houve resolução de 72,2%, o que justifica a reputação "regular" da empresa no site.
A segunda colocada do ranking, a Vivo, é uma empresa "não recomendada" (a pior classificação) e que aparece no site com 0% de atendimento aos clientes. Ainda de acordo com os dados do site, a empresa resolveu apenas 22,5% dos casos reclamados. ?Quadro parecido tem a Oi, que, em quarto lugar, também com 0% de respostas e apresenta nível de solução de 28,7%.
A terceira Sky colocada também é considerada "não recomendada" no site. A empresa de TV por assinatura responde a pouco mais da metade das suas reclamações (51%), resolvendo 59,5% dos casos.
Fechando o grupo das cinco piores, a Casas Bahia é uma empresa classificada como "ruim" nos atendimentos dos últimos seis meses, mesmo com 63.3% dos casos solucionados e o nível alto de respostas aos clientes (94,9%). O tempo médio para o retorno talvez justifique a nota, já que é bem mais longo que da primeira colocada, cerca de 20 dias.
Um dado curioso é que as empresas Vivo, Sky e Oi também estão no topo 5 das mais reclamadas no ranking do qual participam apenas as empresas “não recomendadas ou ruins”) do site.
O Reclame aqui segue alguns critérios, tais como um mínimo de reclamações, período, se as empresas são ou não cadastradas no site, além de avaliar a espera por resposta pelos clientes.
O iG entrou em contato com a assessoria de imprensa das empresas reclamadas.
Por meio de nota, a NET respondeu que é uma das poucas operadoras de telecomunicações que responde aos questionamentos de clientes e, por isso, é avaliada pelo site como uma empresa de boa reputação. "Diferentemente dos clientes de outras operadoras, os clientes da NET consideram o Reclame Aqui um canal de atendimento, o que justifica a posição de empresa no ranking", diz trecho do comunicado.
Já a Oi disse que investiu cerca de R$ 3 bilhões no período de janeiro a setembro de 2015 na expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga. "A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões", explica a empresa, acrescentando que vem apresentando melhoras nos índices de avaliação da Anatel.
As outras empresas não responderam até o fechamento da publicação.
Veja o ranking completo
Mais reclamadas nos últimos 30 dias (Todas as empresas)
1° Net Serviços (tv, Banda Larga e Telefone)- 9902
2° Vivo (celular, Fixo, Internet, Tv) - 6805
3° Sky - 5527
4° Oi (móvel, Fixo, Tv)- 5325
5° Casas Bahia - Loja Virtual - 4151
6° Claro - 3960
7° Tim Celular - 3935
8° Motorola do Brasil - 3914
9° Extra.com.br - 3743
10° Samsung Electronics - 3553
11° Netshoes - 3365
12° Correios Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - 3254
13° Ponto Frio - Loja Virtual - 3224
14° Claro Tv - 2769
15° Banco Itaú S/a - 2466
16° Sony Mobile / Xperia - 2369
17° Gvt - 2110
18° Americanas.com - Loja Virtual - 2035
19° Mercado Livre - 1862
20° Itaucard - 1861
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário