terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como comprar e ter o presente pela Internet

Comprar  pela internet pode ser uma saída para quem procura praticidade no Natal deste ano, com opções de entrega em até sete dias úteis ou no dia seguinte ao pagamento. Mesmo com a promessa de que o presente vá chegar antes do feriado, é preciso tomar uma série de cuidados para ter segurança com os dados pessoais e quanto ao frete do produto.
Para garantir o presente com antecedência, marcas oferecem opções de entrega como o Sedex 10, que sai mais caro, mas entrega em até 10 horas. Vale consultar a calculadora de prazos e preços do Correios para preparar o bolso: http://goo.gl/Qnlov. Em geral, os prazos ficam entre três e sete dias úteis, dependendo da disponibilidade do produto e do destinatário.
Cuidados com atrasos
Os amigos Nathasha Ferreira, de 26 anos, Rebecca Mendes, 23, e Rodrigo Marinho, 26, são consumidores online de carteirinha. Na opinião deles, todo cuidado é pouco para ter o presente em mãos na data prometida. “Verifico quanto vai demorar pelo meu CEP e se há opção de frete grátis. Quanto antes verificar essas coisas, mais cedo chega o produto”, diz Rebecca.
E vale ficar de olho, porque atrasos são comuns no Natal, por conta da demanda. “Depois do dia 15, vai ficar complicado”, diz Nathasha.
Rodrigo Marinho conta que passou por problemas na compra: “Lojas virtuais estão mais eficazes, mas já encarei problemas com atrasos”.
Segurança e garantias na hora de fazer a compra virtual
Diego Ramirez, especialista em segurança digital da Nexus TI, recomenda que, ao escolher o produto que vai comprar, o consumidor consulte qual é a empresa encarregada da entrega. “Sempre que acessar as lojas virtuais, procure parcerias ou selos que discriminem a operadora que entrega, como os Correios”, diz.
Cada uma delas, alerta Ramirez, tem uma vantagem para cada tipo de encomenda. Com opções diferentes, vale pesquisar.
Não saia comprando em qualquer endereço que ofereça compra em poucos cliques ou que tenha um produto ‘imperdível’. Antes, confira se o endereço é bem ou mal falado por aí.
O especialista orienta: “Consulte se a loja tem queixas no site www.reclameaqui.com.br. Ou melhor, procure por ela no buscador Google (nome da empresa + reclamações). Outra dica é pedir comentários sobre a marca em canais como Twitter ou Facebook”.
“Sempre que entrar em qualquer site que exija cadastro ou fornecimento de dados, procure evidências de que é um site seguro”, recomenda Diego Ramirez.
Ele explica que endereços virtuais — principalmente no comércio online — têm selos digitais que indicam que as informações ali reunidas são mantidas em sigilo. Alguns conhecidos são Certisign ou Site Blindado, e os ícones dos selos, geralmente, ficam no pé da página inicial da loja.


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