segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Consumidores estão menos fiéis aos seus bancos

Pesquisa da Ernst & Young, divulgada nesta segunda-feira (3), mostrou que os consumidores brasileiros estão menos fiéis aos seus bancos, ou seja,  mais propensos a trocar de instituição.
Considerando aqueles que têm conta em apenas um banco, 34% têm intenção de testar uma segunda instituição antes de transferir todos os serviços utilizados. As tarifas cobradas são o principal motivo para uma mudança de banco, de acordo com a maior parte dos clientes consultados (53%).
De todos os pesquisados no País, 45% disseram que se relacionam com dois bancos, contra 34% que mantêm conta em apenas uma instituição. A quantidade de correntistas em três bancos corresponde a 16% dos usuários e, somente 5% se relacionam com mais de três.
Segundo a pesquisa, apenas 10% dos clientes brasileiros estão insatisfeitos. Já 69% estão satisfeitos e 13%, muito satisfeitos. Uma parcela de 81% dos entrevistados brasileiros relataram que estão dispostos a revelar mais informações pessoais aos bancos, caso seja para melhorar os serviços bancários, e para atualizar os dados cadastrados na instituição a cada seis meses.
Confiança
Quanto à confiança, 36% dos entrevistados disseram que este nível cresceu em relação ao ano passado. Outros 36% afirmaram que nada mudou e 28% declararam que estão confiando menos nestas instituições.
Entre aqueles que afirmaram que sua confiança nos bancos diminuiu, 65% apontam insatisfação com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos como a principal razão. Já entre os que relataram aumento na confiança, 66% dizem que o motivo é a oferta de serviços mais personalizados e inovadores, que atendem às necessidades.

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