sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PROCON orienta consumidor para as compras de final de ano

Alimentos :- Perecíveis como carnes, queijos, iogurtes e outros precisam de refrigeração o mais breve possível. O ideal é o consumidor transportá-los em bolsas ou caixas térmicas para proteger os produtos.
- Verifique as condições de higiene do estabelecimento como: as instalações; se prateleiras e utensílios estão limpos; se os funcionários estão uniformizados, com luvas e com os cabelos protegidos além de não fumarem.
- Cuidado com a aquisição de alimentos vendidos por ambulantes ou clandestinos, podem ser de origem duvidosa e não ter a qualidade necessária para proteger sua saúde. Em casos de produtos de origem animal (carnes , leites e derivados) os produtos precisam exibir o carimbo do (SIF) Serviço de Inspeção Federal).
- Nas geladeiras dos mercados onde ficam inclusive os produtos congelados, não pode haver poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. Isso pode significar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite.
- Cuidados com produtos embalados à vácuo que apresentam bolhas de ar ou líquido.
- Cuidado com os produtos que são vendidos a granel. Cuidado com o peso, quantidade e aparência do alimento.
- Recuse produtos mal acondicionados, verificando se há sujeiras, mofo, ou qualquer suspeita de falta de qualidade.
- Fique atento na compra de produtos de panificação como pães e bolos, pois podem apresentar a formação de bolor.
- Verifique as embalagens metálicas minuciosamente pois não podem estar amassadas, enferrujadas ou estufadas.
Brinquedos :
- É essencial verificar para quais idades o brinquedo é recomendado. Essa informação é obrigatória e deve estar na embalagem do brinquedo. Assim como o selo de aprovação do INMETRO, que garante a qualidade do produto. Em casos de ursos, bonecos em geral feito de pelúcia, é obrigatória a informação de possíveis alergias etc.
- Alguns brinquedos obrigatoriamente devem ter manual de instruções e certificado de garantia.
- Quando o brinquedo contiver pilhas ou bateria, verifique se esses componentes acompanham a mercadoria.
- O manual deve trazer as informações sobre o produto em português e, em linguagem clara, tais como: número de peças; regras de montagem; modo de usar; se faz parte de alguma coleção, a que idade se destina.
- Os brinquedos importados devem seguir as mesmas regras visto que essas vendas também estão subordinadas ao Código do Consumidor.
- Abra sempre a embalagem na hora para se certificar que o produto não está com defeito. Também faça, neste momento, um teste, para conferir o bom funcionamento.
- Exija sempre a nota fiscal de compra, pois o produto só terá garantia com ela.
- Em caso de defeitos, procure a loja ou a assistência técnica indicada pelo fabricante. Esta será sua intermediária com o fabricante. A garantia legal no caso, por serem bem duráveis é de 90 dias no caso de defeito aparente e de fácil constatação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário