O brasileiro está substituindo o cheque pelas transações
eletrônicas. Segundo números divulgados hoje (3) pelo Banco Central
(BC), o número de transações por meios eletrônicos de pagamento aumentou
14% no ano passado, enquanto o total de cheques emitidos caiu 5,1%. O
levantamento também mostrou que o correntista está aderindo cada vez
mais à internet. O volume de transações bancárias online aumentou 21,1% apenas no ano passado.
Os
números foram divulgados no Adendo Estatístico de 2011 do Diagnóstico
do Sistema de Pagamentos de Varejo no Brasil, apresentado hoje pelo BC.
De acordo com o relatório, o crescimento dos instrumentos eletrônicos de
pagamento foi impulsionado pelos cartões de crédito e de débito, cujo
número de transações saltou 16,8% no ano passado. O volume de operações
com cartões de crédito aumentou 16,2%, enquanto o total de transações
com cartões de débito cresceu em ritmo ainda maior: 21.3%.
As
transferências eletrônicas, que englobam as transferências entre
contas-correntes e o uso de DOC (documento de crédito, transações entre
contas de bancos diferentes) subiram 9,3% no ano passado. O débito
automático, pagamento de contas por meio de débitos autorizados na
conta-corrente, aumentou 15,9% em 2011.
No acumulado de cinco
anos, a utilização dos meios eletrônicos de pagamento tem aumentado
ainda mais. Entre 2006 e 2011, o volume de operações com cartões de
débito saltou 149% nesse período, enquanto o uso de cartões de crédito
crescer 113%. As transferências eletrônicas subiram 60%, mas o Banco
Central não forneceu o crescimento acumulado das operações de débito
direto porque, em 2009, novas modalidades de transações com débito
automático passaram a ser permitidas, o que provocaria distorções nos
dados.
No mesmo período, o cheque vem perdendo importância nas
transações bancárias. De 2006 e 2011, as emissões de cheques caíram 28%,
considerando as compensações entre contas de um mesmo banco. De acordo
com o BC, no entanto, os cheques têm se restringido a pagamentos de
maior valor. O valor médio por folha emitida saltou de R$ 623 em 2006
para R$ 1.131 no ano passado.
A pesquisa também constatou o uso cada vez mais intensivo da internet para transações bancárias. O número de operações online
aumentou 21,1% no ano passado e 152% entre 2006 e 2011. Desde 2009, a
internet se tornou o principal canal de atendimento bancário no país. O
caixa eletrônico está em segundo lugar, mas tem perdido importância. O
número de terminais em operação caiu de 174.920 em 2010 para 173.864 em
2011, retração de 0,6%.
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