O Banco Central informou nesta segunda-feira que foram registradas
1.382 reclamações procedentes contra bancos em novembro. Em outubro,
foram 1.478 reclamações e em setembro, 1.231. Débitos não autorizados
lideraram o ranking do mês passado, com 217 reclamações. A cobrança
irregular de tarifas ficou em segundo lugar (172), seguida por prestação
do serviço de conta-salário de forma irregular (167).
Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, o Banrisul aparece
com o maior índice de reclamações (1,05), seguido por Banco do Brasil
(1,04), Bradesco (0,91), Itaú (0,82) e HSBC (0,57). O índice considera o
número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado
por 100.000.
A lista completa de bancos com mais de um milhão de clientes mostra
1.153 reclamações procedentes no mês passado. O BC considera reclamações
procedentes as demandas em que se constatou descumprimento de
normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central do
Brasil. Foram registradas ainda 5.947 reclamações em relação a essas
instituições que não se referem a normativos do CMN ou do BC. Em relação
às administradoras de consórcios, foram 21 reclamações procedentes, a
maioria (9) referente à liberação de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário