O levantamento mostrou que uma pessoa que decide fazer a transação sozinha demorou oito meses e 10 dias, em média, para vender o imóvel, enquanto que aquele que opta por uma imobiliária demora oito meses e 24 dias, em média. Já o número de interessados na compra foi o mesmo para quem contratou uma imobiliária e para quem fez a negociação sozinho.
Também foram avaliadas a satisfação do consumidor com as imobiliárias na hora de comprar e vender um imóvel. No caso da venda, os pontos positivos foram a ajuda na elaboração dos contratos e informação sobre o imóvel. Porém, os pontos negativos foram os anúncios do imóvel e custo da comissão. Já na compra, o lado bom foi a apresentação de documentos e demonstração do imóvel. Os pontos negativos foram os mesmos da venda.
Sem opção
Entre os entrevistados que compraram a casa com a ajuda de corretores, 67% afirmaram que o fizeram porque não houve outra opção, já que o imóvel que gostaram estava sob a responsabilidade de uma imobiliária. Porém, 38% tiveram que pagar à imobiliária o valor médio equivalente a 6% do preço de venda.
A pesquisa também mostrou que entre aqueles que venderam algum imóvel nos últimos dez anos, 59% realizou a venda sozinho.
Aluguel
O estudo ainda constatou que 36% dos entrevistados moravam de aluguel, sendo que a maioria permanece por cerca de nove anos nessa situação. Além disso, aqueles que adquirem a casa própria por meio de financiamento levam, em média, 18 anos para quitar o empréstimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário