Ao
realizar uma compra na internet, você costuma optar por lojas que
ofereçam preços abaixo do comum? Ao ver uma promoção por tempo limitado,
você deixa de verificar a reputação do site?
Se
a resposta para as duas perguntas foi positiva, então, é melhor
redobrar sua atenção para evitar problemas com o comércio eletrônico em
suas próximas aquisições.
A
Fundação Procon-SP, em 2011, começou a monitorar os sites de compras
que eram alvos de reclamações constantes pelo consumidor. Em 2012,
publicou uma lista com mais de 200 lojas virtuais que deveriam ser
evitadas pelo consumidor. Atualmente, esse número cresceu 141% e a
listagem já conta com 482.
A lista é
composta por sites que tiveram reclamações de consumidores registradas
no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram
encontrados. Uma das principais queixas dos consumidores é a falta de entrega do produto adquirido. Sem conseguir contato com a loja é impossível que entidade tome qualquer medida em relação à empresa, nem sequer abrir processos administrativos.
A lista está disponível na página principal do órgão, no ícone “Evite esses sites!”, contendo
o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e
número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Veja aqui. Os consumidores que devem evitar esses sites, pois é muito provável que não receberão seu produto e terão dificuldade para ser ressarcidos futuramente.
Se
você pretende realizar compras no comércio eletrônico, além de
consultar essa lista é importante ficar atento a alguns cuidados.
– Tenha um bom antivírus, pois esse é uma dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que incluam antisspam, antisspywarer, firewall. Esses componentes devem ser atualizados todos os dias.
–
Desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. Dê preferência aos
sites que tenham também uma loja física e não só virtual para, em caso
de reclamação, você tenha maior facilidade de acesso físico.
–
Ao optar pelo pagamento com cartão de crédito, verifique se o site tem
certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança.
–
Pesquise em páginas de entidades de defesa do consumidor o número de
reclamações sobre a empresa que vai comprar. Além da lista citada acima é
importante consultar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça e o site Reclame Aqui que possuem um ranking de produtos e serviços mais reclamados pelos consumidores.
–
Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao
consumidor – o ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de
fato – leia as condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida
mande um e-mail para a empresa solicitando esclarecimento, o que é uma
ótima maneira de saber como é a qualidade e o tempo de resposta do
site.
Fique
bem atento aos prazos de entrega e ao concluir a comprar imprima ou
salve os comprovantes.Não conseguindo resolver o problema, procure o Procon mais próximo de sua residência.
Fonte: Diario do Consumidor
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