O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse hoje (3) que em
breve será lançado um programa de formação para diretores de escolas.
“Queremos lançar isto o mais cedo possível. Mas enquanto não tivermos
tudo organizado, não posso anunciar a data”, afirmou, após participar de
um seminário sobre educação pública.
Sobre os temas a serem
tratados na capacitação, o ministro destacou que o importante é ter uma
formação em que o diretor da escola seja habilitado a lidar com dados
numéricos e estatísticos que, segundo ele, são um "grande diagnóstico"
dos pontos fortes e fracos de cada escola.
Além de aprender a lidar com as bases de dados fornecidas por órgãos
do próprio Ministério da Educação, os diretores serão informados sobre
as ferramentas disponíveis para solucionar as dificuldades. “E que ele
receba também uma formação para saber quais as soluções que ele tem ao
alcance para isso, tanto pedagógicas, quanto do ponto de vista de
programas federais e outros que ajudem a escola”, disse Janine.
Outros
pontos que devem ser abordados são a formação de equipe e a
administração de conflitos. “Fora isso, que ele [o diretor] seja capaz
de administrar conflitos, que são parte integral da formação de qualquer
pessoa que está se passando de criança a adolescente e de adolescente a
adulto. Que seja capaz também de formar equipes de professores que
trabalhem de forma empenhada."
Na primeira etapa do programa,
Janine estima que será possível atingir “algumas dezenas de milhares” de
diretores, por meio de um curso ministrado prioritariamente pela
internet. “Neste ano, como no ano que vem, todos sabem, os recursos
econômicos serão muito limitados. Então, não temos condições de pensar
em grande escala. Estamos pensando em fazer um curso barato, para
justamente mostrar que você pode conquistar ganhos de qualidade com o
uso criterioso do dinheiro”, afirmou o ministro, sobre a opção da
formação online.
A prioridade será dada aos gestores de
escolas com grande número de alunos. Porém, a proposta está aberta a
contribuições da sociedade. “Estamos adotando a seguinte estratégia:
quando temos algo que começa a ser refletido, queremos partilhar isso,
informar, mesmo sem ter o formato do edital. Não queremos nos comunicar
com a sociedade só quando o edital estiver pronto”, acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
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