quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Seu filho não pode tomar leite? Veja o que é alergia e intolerância alimentar

Fique atento, pois não basta apenas excluir o alimento, é preciso repor nutrientes.

“Outras substâncias como conservantes, intensificadores de sabor, corantes utilizados pela indústria de alimentos, podem estar relacionadas com intolerância”.
As reações adversas provocadas pelos alimentos podem estar relacionadas à ingestão do alimento ou algum aditivo utilizado no processo de fabricação. Quando essas manifestações estão relacionadas a uma substância ingerida (alimento contaminado por toxina bacteriana), chamamos de reações tóxicas.
Porém existem aquelas reações chamadas não tóxicas que dependem da suscetibilidade de cada pessoa e podem ser classificadas em:
Não imuno mediadas: intolerância alimentar.
Imuno mediadas: casos de hipersensibilidade alimentar ou alergia alimentar.

Mas o que são reações imuno mediadas?
O sistema imunológico (defesa) do organismo reage a determinados alimentos como se eles fossem substâncias perigosas. Para se defenderem destas substâncias, as células do sistema imunológico produzem moléculas chamadas "anticorpos" (soldados de defesa). Infelizmente, esta reação estimula outras células a libertar uma substância chamada "histamina", que é a responsável pelos sintomas alérgicos.

“A eliminação do leite de vaca sem substituição adequada pode prejudicar o estado nutricional das crianças e o crescimento normal durante todo o período de dieta de exclusão”.
Na Intolerância Alimentar, ocorrem manifestações que são provocadas pelos alimentos, mas não envolve o sistema de defesa (sistema imune). A intolerância mais comum é a do leite que é provocada pela falta ou produção insuficiente da enzima lactase responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose). Apesar de apresentarem causas distintas, os sintomas presentes na intolerância alimentar são os semelhantes ao da alergia alimentar. Outras substâncias como conservantes, intensificadores de sabor, corantes utilizados pela indústria de alimentos, podem estar relacionadas com intolerância.
Alergia ou hipersensibilidade alimentar é um termo utilizado para descrever reações adversas a alimentos, dependentes de mecanismos imunológicos.
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que é a mais comum, ocorre principalmente nos três primeiros anos de vida devido à imaturidade fisiológica do aparelho digestório e imunológico da criança neste período. Além do leite de vaca outros alimentos como ovo, trigo, milho e soja podem se manifestar, mas geralmente desaparecem na infância, ao contrário da alergia a amendoim, nozes e frutos do mar que podem ser mais duradouras e algumas vezes por toda a vida.
O tratamento se baseia na exclusão completa de leite de vaca e derivados da dieta, ou seja, importantes fontes de nutrientes, como o cálcio. A eliminação do leite de vaca sem substituição adequada pode prejudicar o estado nutricional das crianças e o crescimento normal durante todo o período de dieta de exclusão.
Os sintomas comuns a ambas situações envolvem as vias respiratórias, a pele e o sistema digestivo, porém a intolerância alimentar muitas vezes provoca dores de cabeça e nas articulações, fadiga e mal estar em geral.

Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário