Candidatos já podem fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Estudantes que desejam concorrer a uma vaga no vestibular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para universidades federais têm até as 23h59 do dia 23 de maio para se inscrever pelo site oficial do Enem. As provas ocorrerão nos dias 08 e 09 de novembro.
Faça aqui sua inscrição.
Além do Sisu, o exame é um dos principais critérios para seleção de cursos técnicos e para bolsas do Prouni e do Ciencia Sem Fronteiras. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, é de que cerca de 8,2 milhões de pessoas se inscrevam até o fim do mês, representando uma alta de mais de 14% em relação ao ano passado.
A taxa de inscrição continua no mesmo valor dos últimos anos, R$ 35. O pagamento deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante o Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), boleto bancário emitido pelo próprio site do Enem. Pelas normas, estão automaticamente isentos os estudantes que cursam o ensino médio em escola pública, assim como aqueles que declararem carência socieconômica com documentos comprobatórios.
É necessário ter em mãos os documentos de identidade e CPF. No ato de inscrição, aqueles que quiserem utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar a intenção no formulário.
Do mesmo modo, o candidato que precisar de atendimento
s especiais para realizar a prova pode requisitar no momento da inscrição. São casos previstos: baixa visão, cegueira, deficiências física, auditiva e intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia e outras condições. Também é possível pedir prova em braile ou com letras ampliadas, intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e outros auxílios.
Ao finalizar a candidatura pelo site, o estudante receberá seu número de inscrição e uma senha, por maio da qual ele acompanhará toda sua participação o Enem. Após o pagamento do boleto em agência bancária, o estudante está oficialmente inscrito na prova. O cartão com a confirmação de inscrição, contendo dados como hora e local das provas, chegará em sua casa pelo correio. No entanto, ele pode obter as mesmas informações pela internet, através da senha gerada.
Prova
Assim como nas edições anteriores do Enem, o MEC manteve a divisão de áreas do conhecimento da prova. Os candidatos farão, em dois dias, uma redação em Língua Portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, separadas em Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.
No dia 08 de novembro, os estudantes farão as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Essa primeira etapa acontecerá das 13h às 17h30 (horário de Brasília).
Já no dia 09, é a vez das provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias e a Redação. Por ter mais conteúdo, esta parte terá uma hora a mais do que no dia anterior, começando as 13h e com término previsto para as 18h30 (horário de Brasília).
Fonte: O Globo - Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário