A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida
como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de
outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas
do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
da doença.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza,
mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação
da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período,
monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.
O
câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e,
apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o
principal alvo.
Prevenção
O Instituto Nacional de Câncer
José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres
conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da
troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das
mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e
deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias
durante o toque.
De acordo com o instituto, há elevado percentual
de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais,
quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.
Histórico
O
movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na
década de 1990, para estimular a participação da população no controle
do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de
promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações
sobre o câncer de mama.
Desde 2010, o INCA participa deste
movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de
mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos,
trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde
quanto para a sociedade.
Fonte: EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário