quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cresce número de pais que não conseguem pagar escola dos filhos

Image result for Cresce número de pais que não conseguem pagar escola dos filhos

Quem está com pagamento atrasado não pode fazer matrícula.
Segundo a Serasa, índice devedores subiu quase 26% no 1º semestre

As escolas particulares já começaram a divulgar o valor do reajuste das mensalidades de 2016 e muitos pais estão preocupados: quem está atrasado com as mensalidades deste ano não pode fazer matrícula para o ano que vem, e o número de pais inadimplentes aumentou muito este ano.
A vaga para o ano que vem só estará garantida depois do pagamento adiantado da primeira mensalidade, que vai ter aumento entre 10% e 12%. É a chamada reserva de vaga, que é permitida por lei.
“A gente antecede as matrículas para que a gente consiga organizar financeiramente a escola
Para que eu possa ter uma previsão de vagas para alunos novatos, que já estão a ser admitidos na escola”, explica a diretora de escola Marcelle Soares.
As escolas podem recusar a renovação da matrícula de alunos com mensalidades atrasadas. Neste ano com a crise, cresceu, e muito, o número de inadimplentes.
Segundo a Serasa, o índice de pais devedores subiu quase 26% (25,9%) no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2014. A representante comercial Elisângela Gomes deixou de pagar três mensalidades, mas a diretora entendeu as dificuldades financeiras da família e facilitou o pagamento da dívida.
“Além de tirar a multa e os juros e ela ainda dividiu no cartão de seis vezes o que facilitou bastante, que deu uma parcela de R$ 195”, representante comercial.
Negar a matrícula para o ano seguinte é permitido por lei, mas impedir aluno inadimplente de assistir aula, não.
O coordenador do Procon, Fernando Abreu, lembra outro direito de alunos que vão mudar de escola. “Uma nova escola que vai recepcionar esse aluno não pode exigir uma declaração de quitação anual do ano anterior do representante financeiro daquela criança porque vai estar obrigando a pessoa a apresentar uma informação de cunho sigiloso, que diz respeito somente a sua vida”.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário