Da
planta até pegar as chaves de um imóvel novo há um longo caminho. Mas,
para não transformar o sonho em dor de cabeça é preciso fazer uma
vistoria caprichada na casa ou no apartamento. Segundo explica o
gerente-geral da Apsa, Giovani Oliveira, muitas vezes, um detalhe
considerado irrelevante pode custar caro para acertar quando precisar.
Quando
o imóvel é comprado novo, um representante da construtora deve ir até o
imóvel com o comprador e permitir que ele verifique todas as
instalações. “Esse é o momento de checar, por exemplo, a metragem do
imóvel, as partes elétricas e hidráulicas, pinturas, vidros, cerâmicas,
esquadrias, louças, ralos e até o nivelamento do piso”, explica Giovani
que sugere também que o proprietário tenha guardado todos os anúncios e
propagandas e folhetos do empreendimento para comparar o que foi
prometido com o que foi entregue.
Foi o que vez a empresária Andressa Oliveira que precisou entrar na Justiça contra a construtora porque o imóvel foi entregue com falhas. “O piso estava quebrado e na cor que não estava no contrato. Pedi o piso branco e veio um piso perolado”, conta.
Foi o que vez a empresária Andressa Oliveira que precisou entrar na Justiça contra a construtora porque o imóvel foi entregue com falhas. “O piso estava quebrado e na cor que não estava no contrato. Pedi o piso branco e veio um piso perolado”, conta.
Para
conseguir agilizar o processo, foi fundamental que Andressa guardasse
todos os documentos de quando assinou o contrato. “A pessoa está diante
de um sonho sendo realizado e pode ter algumas surpresas, como o
desencontro entre o sonho e a realidade. Esses papéis são importantes
para servir de comparação no dia da inspeção. Aproveite também o seu
celular para fazer imagens e vídeos de tudo o que estiver controverso,
pois elas podem atestar da existência do problema. A documentação é
fundamental na hora de tentar um acordo com a construtora”, explica o
gerente da Apsa.
Caso encontre algo de errado na obra,
o comprador não deve receber as chaves. Ele deve reclamar por escrito à
construtora em um prazo de até 90 dias. A construtora tem até 30 dias
para solucioná-lo. Caso o cliente não tenha o retorno esperado, pode
acionar a Justiça e processar a empresa.
Fonte: Correio
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