Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e
pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, em
março, três em cada dez consumidores afirmaram que fecharam o mês “no
vermelho”, sem condições de pagar todas as contas. Conforme o
levantamento, que analisou a propensão ao consumo em 12 capitais do
país, apenas 15% dos entrevistados tiveram sobra de dinheiro no mês
passado.
A pesquisa ouviu 800 pessoas com idade igual ou superior
a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas capitais
dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre,
Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e
Belém. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Conforme o
levantamento, 46% dos entrevistados disseram ter fechado o mês de março
no “zero a zero”, ou seja, sem falta, mas também sem sobra de dinheiro.
Dos 15% que encerraram o terceiro mês de 2017 “no azul”, 12% afirmaram
ter a intenção de poupar a sobra e 4% pretendem gastar o dinheiro extra.
Segundo
o Indicador de Uso de Crédito e de Propensão ao Consumo, 63% dos
consumidores ouvidos disseram que têm planos de cortar os gastos este
mês. A intenção de redução do gastos afeta compras no supermercado,
água, luz, telefone, transporte, roupas e lazer.
Dos consumidores
que pretendem cortar gastos em abril, 23% deram como justificativa a
tentativa de fazer economias, 18% apontaram a alta dos preços e 14%
porque tiveram redução da renda ou dos ganhos.
De acoddo com o
levantamento do SPC Brasil e da CDL, 28% afirmaram que pretendem manter o
mesmo nível de gastos em abril, enquanto 7% dos entrevistados
manifestaram a intenção de aumentar as despesas.
“Apesar da
recuperação gradativa da economia, indicada pela queda da inflação,
entre outros fatores, a educação financeira se torna necessária no
momento de crise. O consumidor deve evitar os gastos supérfluos e
investir na criação de uma reserva até que a economia realmente se
recupere”, disse, em nota, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Cartão de crédito
A
pesquisa analisou ainda a utilização das principais modalidades de
crédito pelos consumidores no mês anterior à pesquisa. Das pessoas
ouvidas, 37% disseram ter utilizado algum tipo de crédito em fevereiro,
sendo que o cartão foi a modalidade mais utilizada pela maioria (31%,
com gasto médio de R$ 902,74).
Em seguida estão o cartão de loja, o crediário (14%, com gasto médio de R$ 354,50) e o cheque especial (7%).
Fonte: EBC
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