segunda-feira, 23 de junho de 2014

Anvisa suspende lotes de medicamento e saneantes



Mebendazol 20mg/ml, suspensão oral, foi um dos medicamentos suspensão: Anvisa diz que há problemas de qualidade
Foto: ReproduçãoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso do lote 005 do saneante Desinfetante para uso geral, Candura, fabricado pela empresa Iplasa Indústria e Comércio de Produtos Domissanitário, com validade até 30 de agosto de 2014. Segundo a Anvisa, o produto apresentou resultado insatisfatório nos ensaio de determinação de pH e teor de tensoativo catiônico (teor diretamente relacionado ao poder detergente do produto). A agência informou que a empresa não apresentou recurso ou requerimento de perícia de contraprova dentro do prazo legal e deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.
A agência suspendeu o lote 0909108 do medicamento Omeprazol 10mg, apresentação com 14 cápsulas. A empresa fabricante, o Laboratório Teuto Brasileiro S.A, informou que o medicamento apresenta cartonagens do Omeprazol 20mg.
A Anvisa interditou ainda cautelarmente, por 90 dias, os lotes 45071 e 45072 do medicamento Comple B, comprimidos revestidos, produzidos pela Natulab Laboratório. De acordo com a agência, o resultado das análise de rotulagem e o aspecto dos comprimidos, onde apresentaram rachaduras e maior friabilidade, foram insatisfatórios. Ambos os lotes têm validade até agosto de 2015.
Já os lotes 130857, 130608 e 130609 do medicamento Mebendazol 20mg/ml, suspensão oral, produzidos pela Mariol Industrial Ltda, foram suspensos por apresentar desvio de qualidade, especialmente relacionado à dificuldade de ressuspensão. O fabricante informou que já iniciou o recolhimento dos lotes.
Também foi suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso, em todo o país, de 12 produtos da empresa Bio Carb Indústria Química Ltda , que não estão regularizados na Anvisa. Abaixo a lista dos itens:
DDVP 1000 inseticida 100CE (1000ml)
DDVP 500 inseticida 500CE (1000ml)
DDVP 500 inseticida 500CE (100ml)
Suprema Moluscicida à base de metaldeído (250g)
Suprema Moluscicida à base de metaldeído (15kg)
Atack Formigas – pronto uso (500ml)
Atack pó formicida (1kg)Aldrex 400 – formicida pó rosa (500g)
Inseticida Premium Plus (cipermitrina) (1 kg)
Inseticida Pó Pulmax pronto uso (100g)
Inseticida Pó Pulmax pronto uso (250g)
Inseticida Pó Pulmax pronto uso – talqueira (100g)
Procurada, a Iplasa informou que, em relação ao lote 005 do saneante desinfetante para uso geral, o que houve foi um caso isolado ocorrido em 2012 de um item em embalagem institucional de 5 litros com essência violeta, cujo lote não é produzido desde agosto de 2012. À época, houve até um questionamento com relação a forma de analise realizada pelo laboratório credenciado da Anvisa. A Iplasa afirma que este foi um caso isolado e questionável.
A Biocarb informou que dentre os produtos informados pela Anvisa alguns já não são mais fabricados, como a linha Pulmax. Quanto aos demais, a determinação de paralisação de produção se deve a problemas de registros específicos, os quais estão em processo interno de retificação para a posterior elaboração de novo requerimento junto à agência. A empresa está tomando todas as medidas cabíveis para a regularização da situação, e garante que todos os atos necessários à regularização do registro serão adotados.
O Laboratório Teuto Brasileiro observou que a suspensão foi tomada voluntariamente pelo laboratório, para garantir a qualidade dos produtos.
Os laboratórios Mariol Industrial e o Natulab ainda não se pronunciaram.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário