quarta-feira, 11 de junho de 2014

Inadimplência do consumidor indica trajetória de alta


Embora a taxa de maio tenha ficado estável em relação aos meses de abril e de março, o dado representa alta de 0,3% ante maio de 2013, segundo a Serasa

O avanço da inadimplência do consumidor no Brasil manteve seu ritmo em maio, subindo 2,4% ante abril, a mesma taxa registrada na comparação entre abril e março, mostraram dados da Serasa Experian divulgados nesta terça-feira. Na comparação com maio do ano passado, a inadimplência cresceu 0,3%.
Segundo economistas da Serasa Experian, as consecutivas altas da inadimplência na comparação mensal - em sete dos últimos oito meses - e a primeira alta na base anual desde junho de 2013 sugerem que a inadimplência começa a traçar uma trajetória de elevação.
Para a instituição, o aumento do custo das dívidas devido às elevações das taxas de juros, a permanência da inflação em nível elevado e o enfraquecimento da atividade econômica estão entre as causas que explicam a evolução da inadimplência nos últimos meses.
No detalhamento por tipo de endividamento, as dívidas não bancárias - cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviço - e as dívidas junto aos bancos foram as principais responsáveis pelo avanço da inadimplência, subindo 2,0% e 1,9% respectivamente. Os cheques sem fundo tiveram alta de 7,7% e os títulos protestados avançaram apenas 0,7%.
Fonte: Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário