Muita
gente esperou passar o período pré-Copa que movimentou e onerou
bastante o mercado de construção civil para fazer a tão sonhada reforma
da casa.
Apesar de desejada, essa tarefa
costuma dar muita dor de cabeça. Excesso de sujeira, os gastos
inesperados, orçamentos discrepantes, prazos não cumpridos são problemas
comuns durante as obras. Sendo assim, reunimos algumas dicas para que
você possa evitar ou contornar grande parte desses problemas.
1- Planejamento.
Defina claramente tudo que será feito, pesquisando e anotando no
papel os objetivos do projeto. Não se esqueça de no projeto avaliar
questões como: se o piso será frio ou quente, se será de madeira ou
cerâmica ou se, precisará de reformulação da estrutura elétrica para
suportar um maior gasto de energia. Essas decisões são imprescindíveis
para organizar as despesas e o planejando mais corretamente seus
gastos.
2 – De posse
desse planejamento, o Idec orienta solicitar um orçamento que deve
conter: o valor da mão de obra, materiais e equipamentos que serão
usados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término
dos serviços. Não se esqueça de verificar a validade dos valores do
orçamento e , caso aprove, é preciso documentar essa ação assinando em
baixo, datando e dizendo aprovado.
3 Faça um contrato depois da aprovação do orçamento definindo os direitos e deveres de cada um, contendo:
- nome, RG e endereço do contratante e do contratado;
- o serviço e endereço em que será executado;
- o valor da mão de obra;
- materiais e equipamentos incluídos no preço e o que será considerado extra;
- especificação dos materiais utilizados;
- condições e formas de pagamento;
- data do início e término do serviço;
- multa em caso de atraso na realização da obra;
- prazo e termos de garantia;
- valor da multa em caso de atraso no pagamento;
- a responsabilidade pela compra de materiais e critérios que indique a qualidade que deseje (marcas e outros tipos de preferências);
- a forma de pagamento;
- assinatura de ambas as partes e, se possível, de duas testemunhas.
O Idec alerta: “Quando a reforma
for mal feita ou não estiver de acordo com as especificações do
contrato, o consumidor deve informar às empresas e profissionais
contratados. O CDC estabelece que o fornecedor responde pelos vícios de
qualidade que possam prejudicar as obras executadas. O consumidor pode
utilizar os mecanismos legais cabíveis e exigir a reexecução dos
serviços, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento
proporcional no preço.
Se no fim da reforma o profissional ou a empresa cobrar a mais por um serviço prestado que já estava previsto no contrato, esse valor não precisa ser pago. O valor deveria ter sido incluído no primeiro preço combinado.”
Se no fim da reforma o profissional ou a empresa cobrar a mais por um serviço prestado que já estava previsto no contrato, esse valor não precisa ser pago. O valor deveria ter sido incluído no primeiro preço combinado.”
4. Na entrega
do material, é essencial que alguém de confiança esteja presente para
conferir se existe diferença de quantidade, qualidade ou de
características dos produtos descritos no contrato e adquiridos na loja.
5. Antes de
começar a obra proteja seus bens. Embale tudo que puder em caixa de
papelão ou plástico de bolha para proteger pisos e móveis. È
recomendável ter alguém zelando móveis e fazendo uma limpeza sempre que
possível ainda durante a obra.
Fonte: Idec
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