quarta-feira, 18 de junho de 2014

Serviços crescem 6,2% em abril

Sob efeito de uma inflação mais alta e na expectativa de vendas maiores no período anterior à Copa, o setor de serviços registrou crescimento de 6,2% em abril na comparação com o mesmo período de 2013.
O resultado corresponde a uma perda de ritmo frente à taxa de expansão de 6,8% em março.Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (17).
Com maior peso na economia, o setor avança na esteira da renda ainda em alta -embora em desaceleração- e do lançamento de novos serviços, especialmente nas áreas de informação e telecomunicações.
O ramo, porém, sofre uma inflação persistentemente alta.A taxa dos serviços se mantém sempre acima da média. Em 12 meses, acumula uma alta em torno de 9%, minando o faturamento do setor.
Os dados do IBGE são referentes à receita nominal do setor, sem considerar a evolução da inflação. Desse modo, o faturamento fica quase estável, já que no acumulado em 12 meses a taxa até abril ficou em 8,3%.De janeiro a abril, o faturamento dos serviços registram alta de 8%.
Copa puxa faturamentoJá sob efeito da Copa, os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 10,4%, com destaque para o subsetor de alojamento e alimentação, com alta de 10,8%.
Em ambos os casos, as variações superam a média do setor de serviços.
Puxado por transportes aéreos (alta de 18,3% em abril), o setor de transportes também impulsionou o desempenho dos serviços, com expansão de 8%. Já os transportes terrestres foram o destaque negativo nesse subgrupo, com alta de apenas 3,6%.
Também ajudaram a segurar o desempenho do setor de serviços os fracos resultados, em abril, dos ramos de serviços profissionais, técnicos e administrativos (alta de 5,2%). O segmento sofre com a crise da indústria para qual fornece, de comunicação e informação (3,7%).
Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário