quinta-feira, 12 de junho de 2014

BC lança aplicativo para verificar as características das cédulas brasileiras


O Banco Central criou o aplicativo Dinheiro Brasileiro, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, para dispositivos móveis. A ferramenta fornece informações sobre os elementos de segurança do dinheiro brasileiro. O objetivo é facilitar o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros.

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol. 
As cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação. Por exemplo, o número escondido – numeral com o valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas. 
O aplicativo fornecerá as informações para que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida. Ele não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas. 
Câmbio legal
O BC também lançou uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado.  A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, conta com novas funcionalidades. Agora, o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações realizadas.
Links para acesso:
Dinheiro Brasileiro
Câmbio Legal
Fonte: Banco Central 

Nenhum comentário:

Postar um comentário