terça-feira, 24 de junho de 2014

Senhas devem ter no mínimo oito caracteres


Ter uma senha forte exige mais do que criatividade. De acordo com a McAfee, empresa de segurança, 90% das senhas são consideradas vulneráveis.

Por isso, na hora de criar uma nova senha, é preciso deixar as antigas para trás, pois elas já podem estar nas mãos dos cibercriminosos. Além disso, alerta a PSafe, outra companhia do setor, os hackers estão muito sofisticados, capazes de quebrar uma senha em poucos minutos, usando programas de quebra de senha que testam milhões de combinações possíveis a cada segundo.
Confira abaixo sete dicas de como ter uma senha forte e segura:
1. Use uma senha diferente para cada site, conta de e-mail e plataforma social que você visite regularmente.
2. Altere todas as senhas pelo menos a cada 90 dias.
3. Evite o uso de palavras muito comuns. Elas são alvos fáceis para programas de quebra de senha. Também evite o uso de palavras e números que são facilmente associadas com você, como as datas de nascimento de si mesmo e da família, nomes de animais de estimação, nomes de ruas e números de endereço etc.
Palavras altamente significativas, como "Deus", "Jesus", "dinheiro", "amor" e "password" também não são uma boa opção. Além disso, evite os nomes de celebridades e marcas populares, como "IPassword".
LEIA MAIS: Sequência ‘123456’ lidera lista das 25 piores senhas de 2013
4. Crie senhas que tenham pelo menos 8 caracteres. Inclua uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, como ^} ou números. Se você quiser estar realmente seguro, crie uma senha que tenha entre 14 ou mais caracteres. Estas são muito mais difíceis de quebrar do que senhas que usam menos caracteres.
5. Considere o uso de frases secretas ao invés de senhas. Estas são frases como uma letra de canção, uma linha de poesia ou um ditado. Elas são difíceis de quebrar, mas fáceis de lembrar.
6. Nunca escreva suas senhas em um papel e guarde perto do computador. Além disso, não crie um documento digital de todas as suas senhas e armazene-o em seu desktop ou disco rígido interno do seu computador.
Em vez disso, escreva-os em um documento que é então armazenado em um pen drive USB separado ou disco externo. Mantenha esta unidade externa em um local seguro, longe do computador.
7. Sempre que um site oferecer, inscreva-se para a verificação em duas etapas. Daí em diante, uma vez que você digitar a sua senha, o serviço em questão irá enviar automaticamente um código ou algo do tipo que verifica sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário