Tentativas de fraude contra o consumidor aumentaram 9,4% em maio, aponta Serasa.
O mês de maio registrou 171.325 tentativas de fraude, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude - Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (20). O resultado representa uma tentativa de fraude a cada 15,6 segundos. É considerado tentativa de fraude qualquer roubo de identidade, em que dados pessoais do consumidor são usados por criminosos para fazer compras ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.
Em relação a abril do ano passado, houve crescimento de 9,4% desse tipo de registro. Já na comparação do acumulado nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período de 2013, houve queda de 2,9%.
- 5 formas de reduzir a chance de fraude nas compras pela internet
O grupo Telefonia foi responsável por 64.329 casos, ou 37,5% do total de tentativas de fraude realizadas em maio de 2014 - queda de 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços - que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos, etc.) - registrou 54.823 casos, ou 32% do total.
Em terceiro lugar no rankingficou o setor bancário, com 34.632 tentativas de fraudes, ou 20,2% do total. Em seguida, o segmento varejo registrou 14.364 tentativas, ou 8,4% das investidas contra o consumidor no mês passado.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário