segunda-feira, 23 de junho de 2014

Berço: selo do Inmetro é obrigatório e visa prevenir acidentes com crianças e bebês

Bero para criana e beb precisa ter selo do Inmetro (Foto: Getty Images)Pais que estão fazendo o quarto do bebê devem ficar alertas: a partir de hoje (21/06), os berços só podem ser vendidos com o selo do Inmetro. Entre os itens de segurança obrigatórios estão cantos arredondados, pintura com tinta atóxica, trava de segurança para as grades não descerem e ausência de peças que possam asfixiar a criança.
Ideias para decorar o quarto do bebê
O objetivo da nova norma é prevenir acidentes com crianças e bebês, já que no final de 2007 testes realizados pelo instituto reprovaram todos os berços disponíveis no mercado brasileiro. O regulamento, de acordo com a Portaria Inmetro 269/2011, vale para os berços comuns, dobráveis, conversíveis e drop-side (laterais móveis). Estão isentos os berços de balanço ou de movimento pendular e berços utilizados para fins hospitalares.
Aprenda a fazer um mobile para o berço do bebê
"Os pais precisam verificar se o produto tem o selo do Inmetro para garantir a segurança necessária às crianças e podem, inclusive, verificar por meio do site do Inmetro a veracidade do selo ao averiguar o número compulsório que consta no mesmo", alerta Gilvanei Mariuzza, supervisor de Engenharia da empresa Multimóveis. O prazo para fabricantes e importadores, nacionais e internacionais, se adequarem às novas normas encerrou há um ano.
Principais cuidados que os pais devem ter ao escolher um berço:
Observar se ele tem o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve estar exposto no berço e na embalagem do produto;
Verificar se as bordas e partes salientes são arredondadas ou chanfradas e isentas de quaisquer rebarbas e arestas;
Conferir se rótulos e decalques colados não estão nas superfícies internas das laterais e extremidades do berço.
Atentar para as laterais móveis do berço, que devem ser equipadas com um sistema de travamento;
Confirmar se as instruções de uso estão em língua portuguesa;
Certificar-se que, uma vez dentro do berço, a criança não pode conseguir levantar a base do colchão ou a base do berço;
Verificar se o berço tem a razão social, nome ou marca comercial registrada do fabricante, distribuidor ou varejista, juntamente com meios adicionais de identificação do produto.
Caso o colchão não seja uma parte integrante do berço, deverá existir uma marcação, na base do berço, recomendando o uso de colchões com espessura máxima permitida de 120mm, conforme a ABNT NBR 13579-1.  
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário