quinta-feira, 12 de junho de 2014

Pesquisa do Procon-SP detecta leve variação na taxa de juros do cheque especial

Pesquisa de taxas de juros realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa do Consumidor, em 3 de junho, detectou alta apenas na taxa média do cheque especial, no empréstimo pessoal não houve alteração. Dos sete bancos pesquisados, apenas um banco aumentou a taxa do cheque especial, os demais permaneceram com a mesma taxa praticada no mês anterior. Veja aqui a pesquisa completa.
No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,17% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 9,15% a.m., representando um acréscimo de 0,02 ponto percentual. Apenas o Banco Itaú alterou sua taxa, passou de 9,65% para 9,79% a.m., representando uma variação positiva de 1,45% em relação ao mês anterior. 
No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,54% a.m., mesmo percentual do mês anterior. Não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas em maio. 
Independente do cenário, a recomendação do Procon-SP é para que o consumidor não deixe de planejar seu orçamento e não contraia empréstimos sem a necessária cautela. Antes de qualquer contratação, é essencial estar ciente do custo total da operação e da sua capacidade de pagamento. Também é importante conhecer as várias modalidades de crédito para poder optar por aquela que oferece a melhor condição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário