A
confiança do consumidor subiu 1,0% entre maio e junho de 2014, ao
passar de 102,8 para 103,8 pontos. Apesar da alta, o resultado não é
suficiente para reverter a tendência de queda, iniciada em novembro do
ano passado.
O
ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado pela FGV (Fundação
Getulio Vargas) nesta quinta-feira (26), mostra ainda que, em junho, a
avaliação dos consumidores com relação à situação atual melhorou
ligeiramente, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes
ficaram estáveis.
O
ISA (Índice da Situação Atual) subiu 2,2%, para 109,6 pontos, enquanto o
IE (Índice de Expectativas) apresentou uma variação de 0,1%, passando a
100,7 pontos.
O
indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a situação
financeira da família avançou 2,0% em junho, ao passar de 105,1 para
107,2 pontos. O quesito influenciou positivamente o resultado do ICC
deste mês, embora este indicador se mantenha ainda bastante abaixo da
média histórica (113,4). A proporção de consumidores que avaliam a
situação como boa aumentou de 19,2% para 21,6%, enquanto a dos que a
julgam ruim aumentou em menor proporção de 14,1% para 14,4%.
Houve
também diminuição da preocupação dos consumidores com relação ao
orçamento doméstico para os próximos meses. O indicador que mede o grau
de otimismo em relação à situação financeira familiar subiu 1,9%, para
127,1 pontos. A parcela de consumidores projetando melhora subiu de
32,0% para 33,9%; a dos que preveem piora caiu de 7,3% para 6,8%.
Fonte: R7
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