quinta-feira, 26 de junho de 2014

Consumidores estão mais confiantes, diz FGV

A confiança do consumidor subiu 1,0% entre maio e junho de 2014, ao passar de 102,8 para 103,8 pontos. Apesar da alta, o resultado não é suficiente para reverter a tendência de queda, iniciada em novembro do ano passado.
O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (26), mostra ainda que, em junho, a avaliação dos consumidores com relação à situação atual melhorou ligeiramente, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes ficaram estáveis.
O ISA (Índice da Situação Atual) subiu 2,2%, para 109,6 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) apresentou uma variação de 0,1%, passando a 100,7 pontos.
O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a situação financeira da família avançou 2,0% em junho, ao passar de 105,1 para 107,2 pontos. O quesito influenciou positivamente o resultado do ICC deste mês, embora este indicador se mantenha ainda bastante abaixo da média histórica (113,4). A proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 19,2% para 21,6%, enquanto a dos que a julgam ruim aumentou em menor proporção de 14,1% para 14,4%.
Houve também diminuição da preocupação dos consumidores com relação ao orçamento doméstico para os próximos meses. O indicador que mede o grau de otimismo em relação à situação financeira familiar subiu 1,9%, para 127,1 pontos. A parcela de consumidores projetando melhora subiu de 32,0% para 33,9%; a dos que preveem piora caiu de 7,3% para 6,8%.
Fonte: R7

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