segunda-feira, 29 de julho de 2013

Doenças de inverno: você conhece suas causas e diferenças?

As doenças respiratórias costumam aparecer com o tempo frio. Pessoas que sofrem com problemas nas vias aéreas sofrem mais nos dias gelados. Mas, você conhece a diferença entre elas?
Frequentemente confundidas, asma, bronquite e bronquiolite são doenças crônicas com causas e tratamentos completamente diferentes.  O pneumologista Amir Szklo, coordenador do Setor de Broncoscopia do Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) explica a confusão. "Na maioria das vezes, o leigo chama a asma de bronquite. Ele confunde as duas doenças e fala até em bronquite asmática. Este equívoco acontece porque os sintomas principais de ambas são semelhantes, como tosse, falta de ar e, principalmente, chiado no peito", afirma.
O confinamento típico do inverno, com pessoas que passam mais tempo em ambientes fechados, costuma ser um chamariz para que as pessoas sofram com as crises de tais doenças. Conheça suas diferenças.
Asma 
É uma doença de origem genética que causa inflamação dos brônquios, que são “tubos” que levam ar para o pulmão e chiados, dores no peito, tosse e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas. Exposição a fatores alergênicos, como pó doméstico, faz os brônquios se fecharem, causando tais sintomas. Aasma é mais freqüente, dificilmente envolve produção de catarro durante as crises (às vezes, nem nestas ocasiões) e, dependendo da gravidade, pode acarretar déficit de crescimento.
Bronquite
Segundo o pneumologista, a bronquite está geralmente relacionada ao uso de tabaco e se caracteriza pelo que os médicos chamam de tosse produtiva, ou seja, produção de muito catarro na maior parte do ano. E, diferente da asma, não tem causas genéticas e, sim, como anteriormente citado, externas.
Bronquiolite
A bronquiolite afeta principalmente as crianças nos primeiros anos de vida, prejudicando sua respiração. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe – coriza, febre baixa e tosse estão entre eles, mas há também um ruído no peito. Esses podem ser minimizados com bastante repouso e ingestão de líquido.

Rinite
A rinite atinge as mucosas que revestem as cavidades do crânio. Inflamada, a mucosa incha, o nariz entope e produz coriza. Em geral Uma boa assoada já expele o agente invasor. Se o problema persistir, pode ser necessário usar descongestionantes e antiinflamatórios. O Dr. Dráuzio Varella, por meio de seu site, explica que a poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia. Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos.
Sinusite
A sinusite atinge uma região chamada seios faciais (buracos ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos). Inflamadas, essas cavidades acumulam secreções, entopem e dão dor de cabeça, febre e coriza espessa. Pode ser aguda ou crônica e, em ambos os casos, beber bastante líquidos é importante para ajudar a diluir a secreção
Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário