As dificuldades para acessar a rede de internet 2G, mais lenta,
pelo telefone móvel foi um dos principais problemas detectados pela
Agencia Nacional Telecomunicações (Anatel) na avaliação trimestral do
Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel
Pessoal, de fevereiro 2013 a abril/2013. Das quatro empresas avaliadas
pela agencia, somente a Claro conseguiu ficar acima da meta, de que
sejam completadas pelos menos 98% das tentativas dos usuários de acessar
a rede de dados 2G. Segundo os dados divulgados pela agência, a ampla
maioria dos usuários ainda conta com a tecnologia 2G: dos 256 milhões de
acessos ativos no país até abril, 72,5% eram 2G. Apenas 27% dos
celulares ativos eram 3G.
Para o superintendente de Controle de Obrigações, Roberto Pinto Martins, o problema das empresas não conseguirem atingir as obrigações de qualidade do serviço de 2G é por causa do congestionamento de redes, principalmente nas grandes cidades, onde estão concentrados 90% da população.
Para o superintendente de Controle de Obrigações, Roberto Pinto Martins, o problema das empresas não conseguirem atingir as obrigações de qualidade do serviço de 2G é por causa do congestionamento de redes, principalmente nas grandes cidades, onde estão concentrados 90% da população.
Os problemas
para os usuários acessarem a internet — em todas as tecnologias — ainda
continuaram durante fevereiro, março e abril deste ano, segundo a
Anatel. Somente os clientes da Claro contaram com um serviço adequado, o
número de tentativas de conexão ficou acima da meta exigida pela
agencia de 98%. No mês de abril, a taxa na operadora foi de 98,94%.
Outro indicador medido pela Anatel, o que mostra se as empresas conseguem evitar queda da ligação, aponta que as quatro operadoras conseguiram atingir a meta.
No caso das ligações de voz, apesar de todas as empresas terem cumprido a meta de completar pelo menos 95% das chamadas, a qualidade do serviço piorou. Em agosto do ano passado, a taxa de acesso médias em todas as operadoras era de 96,87%, enquanto em abril de 2013, o registrado foi de 96,45%. A operadora com pior patamar em abril foi a Claro, com 95,93% de chamadas completadas. A melhor foi a TIM, com sucesso em 97,08% das tentativas.
O presidente da Anatel, João Rezende, disse que está havendo um crescimento da banda larga 3G e que entre agosto de 2012 até abril deste ano 8,4 milhões linhas de 2G foram canceladas, enquanto no mesmo período houve um acréscimo de 14,534 milhões de terminais 3G. Isto representou uma saldo de 6 milhões de terminais 3G. Segundo ele, os usuários querem ter uma experiência de banda larga móvel mais rápida.
Todos os 5.565 municípios do país contam com o serviço 2G, enquanto as 3.158 maiores cidades tem a banda larga 3G. Até 2019, as empresas tem obrigação de oferecer o serviço de 3G em todas as cidades brasileiras. Outros 51 grandes municípios tem antenas habilitadas pela Anatel com o serviço 4G, banda larga ultra rápida, apesar de isto não significar a prestação do serviço comercial.
O que dizem as empresas
A Claro destaca que, segundo o último balanço da reguladora,foi a única a cumprir a meta estabelecida no referente ao acesso à rede de dados, tanto no 2G quanto no 3G, ficando acima dos 98% estipulados pela Anatel. Nos demais indicadores relacionados à voz e dados, a Claro cumpre o proposto, com números muito próximos à média nacional. A empresa informa que propôs estratégias para ampliar sua capacidade de atendimento como a implantação de novos canais, de nova plataforma de serviços, certificação das centrais de atendimento, distribuição de PAs em mais provedores (substituição de mais de 4.500 PAs). Ao reestruturar sua área de atendimento, a Claro ampliou sua capacidade de acesso e por isso houve um aumento no número de reclamações recebidas em seu call center, mas, ao mesmo tempo, passou a solucionar as questões internamente, reduzindo a necessidade de recorrer à Anatel. A operadora destacou ainda a simplificação dos planos que pretende facilitar o entendimento dos pacotes e serviços oferecidos e com isso, evitar reclamações. Investir em qualidade e infraestrutura sempre foi uma das prioridades da Claro e até 2014, serão investidos R$ 6,3 bilhões.
Segundo a TIM, a Avaliação Trimestral da Anatel, comprova o compromisso da operadora de trabalhar para o contínuo crescimento da sua infraestrutura e do aprimoramento dos serviços. Já que a empresa apresentou resultado dentro da meta na maioria dos indicadores nacionais, com a melhor taxa de acesso à rede de voz e índice de queda de chamadas abaixo da meta de 2%. A companhia observou, entretanto oportunidades de melhoria na conexão de dados e está dedicando esforços para o aprimoramento necessário desse serviço, que tem grande potencial de crescimento para os próximos anos. A operadora destaca ainda que é a menos reclamada no quesito cobrança – responsável pela maior parte das demandas na agência – o que, diz a empresa mostra a eficiência do processo de simplificação de seus planos e ofertas. A companhia informa que investirá R$ 10,7 bilhões no triênio 2013-2015, mantendo transparência de acesso as suas atividades e compromisso através do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas).
A Oi afirma estar dentro das metas fixadas pelo órgão regulador e acrescenta que em 2012 investiu R$ 6,6 bilhões, dos quais 70% foram destinados à expansão da rede e à qualidade dos serviços prestados aos clientes, e que esse montante é 32% superior ao que foi investido em 2011. A companhia destaca ainda que a cobertura 3G cresceu, no último ano, 160% em número de municípios, atingindo 76% da população urbana coberta e que complementou a cobertura de banda larga móvel com o lançamento da rede Oi Wi-Fi, com mais de cem mil pontos de acesso no paísl, ampliando a capacidade de escoamento de sua rede.
A Telefônica Vivo também considera que os investimentos da empresa estão trazendo resultados positivos, já que a grande maioria dos indicadores estabelecido foi atingida e, em alguns casos, superados. A operadora afirma que a maior parte dos investimentos – R$ 6,1 bilhões em 2012 – destinou-se principalmente às áreas de rede e atendimento de qualidade em telefonia móvel. A empresa destaca ainda que cerca de 80 % das solicitações dos usuários são resolvidas na primeira chamada. Em relação ao índice de conexão 2G, a operadora esclarece que a maioria de seus clientes utiliza a rede 3G para tráfego de dados.
Outro indicador medido pela Anatel, o que mostra se as empresas conseguem evitar queda da ligação, aponta que as quatro operadoras conseguiram atingir a meta.
No caso das ligações de voz, apesar de todas as empresas terem cumprido a meta de completar pelo menos 95% das chamadas, a qualidade do serviço piorou. Em agosto do ano passado, a taxa de acesso médias em todas as operadoras era de 96,87%, enquanto em abril de 2013, o registrado foi de 96,45%. A operadora com pior patamar em abril foi a Claro, com 95,93% de chamadas completadas. A melhor foi a TIM, com sucesso em 97,08% das tentativas.
O presidente da Anatel, João Rezende, disse que está havendo um crescimento da banda larga 3G e que entre agosto de 2012 até abril deste ano 8,4 milhões linhas de 2G foram canceladas, enquanto no mesmo período houve um acréscimo de 14,534 milhões de terminais 3G. Isto representou uma saldo de 6 milhões de terminais 3G. Segundo ele, os usuários querem ter uma experiência de banda larga móvel mais rápida.
Todos os 5.565 municípios do país contam com o serviço 2G, enquanto as 3.158 maiores cidades tem a banda larga 3G. Até 2019, as empresas tem obrigação de oferecer o serviço de 3G em todas as cidades brasileiras. Outros 51 grandes municípios tem antenas habilitadas pela Anatel com o serviço 4G, banda larga ultra rápida, apesar de isto não significar a prestação do serviço comercial.
O que dizem as empresas
A Claro destaca que, segundo o último balanço da reguladora,foi a única a cumprir a meta estabelecida no referente ao acesso à rede de dados, tanto no 2G quanto no 3G, ficando acima dos 98% estipulados pela Anatel. Nos demais indicadores relacionados à voz e dados, a Claro cumpre o proposto, com números muito próximos à média nacional. A empresa informa que propôs estratégias para ampliar sua capacidade de atendimento como a implantação de novos canais, de nova plataforma de serviços, certificação das centrais de atendimento, distribuição de PAs em mais provedores (substituição de mais de 4.500 PAs). Ao reestruturar sua área de atendimento, a Claro ampliou sua capacidade de acesso e por isso houve um aumento no número de reclamações recebidas em seu call center, mas, ao mesmo tempo, passou a solucionar as questões internamente, reduzindo a necessidade de recorrer à Anatel. A operadora destacou ainda a simplificação dos planos que pretende facilitar o entendimento dos pacotes e serviços oferecidos e com isso, evitar reclamações. Investir em qualidade e infraestrutura sempre foi uma das prioridades da Claro e até 2014, serão investidos R$ 6,3 bilhões.
Segundo a TIM, a Avaliação Trimestral da Anatel, comprova o compromisso da operadora de trabalhar para o contínuo crescimento da sua infraestrutura e do aprimoramento dos serviços. Já que a empresa apresentou resultado dentro da meta na maioria dos indicadores nacionais, com a melhor taxa de acesso à rede de voz e índice de queda de chamadas abaixo da meta de 2%. A companhia observou, entretanto oportunidades de melhoria na conexão de dados e está dedicando esforços para o aprimoramento necessário desse serviço, que tem grande potencial de crescimento para os próximos anos. A operadora destaca ainda que é a menos reclamada no quesito cobrança – responsável pela maior parte das demandas na agência – o que, diz a empresa mostra a eficiência do processo de simplificação de seus planos e ofertas. A companhia informa que investirá R$ 10,7 bilhões no triênio 2013-2015, mantendo transparência de acesso as suas atividades e compromisso através do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas).
A Oi afirma estar dentro das metas fixadas pelo órgão regulador e acrescenta que em 2012 investiu R$ 6,6 bilhões, dos quais 70% foram destinados à expansão da rede e à qualidade dos serviços prestados aos clientes, e que esse montante é 32% superior ao que foi investido em 2011. A companhia destaca ainda que a cobertura 3G cresceu, no último ano, 160% em número de municípios, atingindo 76% da população urbana coberta e que complementou a cobertura de banda larga móvel com o lançamento da rede Oi Wi-Fi, com mais de cem mil pontos de acesso no paísl, ampliando a capacidade de escoamento de sua rede.
A Telefônica Vivo também considera que os investimentos da empresa estão trazendo resultados positivos, já que a grande maioria dos indicadores estabelecido foi atingida e, em alguns casos, superados. A operadora afirma que a maior parte dos investimentos – R$ 6,1 bilhões em 2012 – destinou-se principalmente às áreas de rede e atendimento de qualidade em telefonia móvel. A empresa destaca ainda que cerca de 80 % das solicitações dos usuários são resolvidas na primeira chamada. Em relação ao índice de conexão 2G, a operadora esclarece que a maioria de seus clientes utiliza a rede 3G para tráfego de dados.
Fonte: O Globo - Online
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