segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ver TV antes de dormir reduz a qualidade do sono das crianças

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos detectou que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir está reduzindo a qualidade e o tempo de sono dos americanos.
Outro estudo, publicado no jornal oficial da Academia Americana de Pediatria, Pediatrics, faz um alerta aos pais: quanto mais tempo a criança assiste TV à noite, antes de dormir, menos ela dorme.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram as atividades realizadas por crianças 90 minutos antes que elas deitassem para dormir e como elas influenciavam o adormecer. A pesquisa reuniu dados de mais de 2.000 crianças e adolescentes com idades entre 5-24 anos na Nova Zelândia.
O objetivo era verificar como as crianças gastavam o seu tempo à noite, incluindo alimentação, preparação para dormir, leitura ou realização dos deveres de casa, tempo assistindo televisão, jogando videogames, ouvindo música e realizando outras atividades.
"A exposição à luz artificial entre o anoitecer e a hora em que vamos para a cama suprime a liberação do hormônio melatonina, que melhora o sono, aumenta o estado de alerta e muda o ritmo do nosso relógio circadiano, tornando mais difícil o adormecer", afirma o médico Charles Czeisler, PhD da Harvard Medical School.
Os pesquisadores descobriram que entre todas as crianças da amostra, a atividade que mais tomava tempo, à noite, é assistir televisão antes de dormir. “O tempo de tela” variava entre 30 e 90 minutos todas as noites. Como resultado, o início do sono das crianças que assistiam mais TV pode ser adiado em até 13 minutos a mais em relação ao tempo do início do sono das que viam menos TV.
“Ou seja, a redução do ‘tempo de tela’ à noite pode ajudar a promover o início do sono mais cedo em crianças e adolescentes, fator essencial para um apropriado desenvolvimento”, observa o pediatra Moises Chencinski. Vale lembrar que na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico.
Para o neurologista André Felício, membro da Academia Brasileira de Neurologia e clinical fellow da University of British Columbia no Canadá, do ponto de vista negativo, as grandes televisões de plasma ou LCD, em nossos quartos, aparelhos de blue-ray, todas aquelas pequenas luzes verdes (LEDs) que mostram se os aparelhos que temos estão ligados ou não, enfim, tudo isso pode atrapalhar o que chamamos de "higiene do sono". Assim, o indivíduo se distrai, permanece ativo, não entra em sonolência ou não atinge as primeiras etapas do sono, gira pra lá e pra cá na cama resultando em uma noite perdida, mas pior, um dia produtivo perdido.
Sono e saúde na infância
"A criança que não dorme direito pode ter alterações de humor e de apetite, desatenção nas atividades escolares e cotidianas e problemas de crescimento", alerta o médico. Pesquisadores da Universidade de Northwestern (Estados Unidos) revelaram que uma hora a mais de sono diminui as chances de excesso de peso em até 36% em crianças de 3 a 8 anos.
O sono ruim ou a falta dele atrapalha o processo de aprendizagem. Birra, comportamento agressivo, apatia nas brincadeiras e brigas constantes são alguns dos sintomas da falta de sono reparador.
Segundo pesquisas recentes, crianças com problemas para dormir tiram notas piores na escola e teriam mais dificuldade para aprender. Outro estudo, finlandês, acompanhou 280 crianças nascidas em 1998 até que elas completassem 8 anos. Ficou comprovado que os problemas de comportamento decorrentes de noites mal dormidas são parecidos aos das crianças diagnosticadas com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
É enquanto dorme que a criança consolida a memória e fixa o que aprendeu durante o dia. O sono restaura as energias para o dia seguinte. Além disso, o pico do hormônio GH (do crescimento) é noturno. Se não há um bom sono, pode não ser atingida a estatura esperada.
Para assegurar uma boa noite de sono da criança, é preciso rever os hábitos de toda a família. Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostra que a disponibilidade emocional das mães na hora de colocarem seus filhos para dormir foi importante fator para que eles adormecessem mais facilmente e não acordassem à noite.  “Podemos entender como disponibilidade emocional o fato de os pais prestarem atenção e atenderem seus filhos de forma tranquila, promovendo atividades calmas e que envolvam algum contato com elas antes de dormir", explica o pediatra.
“Isso quer dizer que, mandar, impacientemente, as crianças irem para a cama pode não trazer bons resultados. O melhor é ensiná-las desde cedo o horário correto para dormir, além de fazê-las descansar em seu próprio quarto, sozinhas”, defende o médico.
A seguir, Moises Chencinski lista algumas dicas que podem assegurar uma boa noite de sono para as crianças:
• Controle a ingestão de líquidos antes de os pequenos se deitarem;
• Alimentos ricos em cafeína, como chocolate, chá preto e chá-mate, café e refrigerantes devem ser evitados à noite, pois são estimulantes;
• Ao invés de cansar as crianças com atividades que exigem energia, incentive-as a fazer algo relaxante antes de dormir, como ler ou ouvir uma música suave;
• Chá de camomila ou um copo de leite morno podem ajudar os pequenos a dormirem melhor. O leite contém triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina que, por sua vez, regula o sono e provoca uma sensação de bem-estar;
• Desligue a televisão e o computador pelo menos uma hora antes da criançada se deitar. A luz desses equipamentos impede que o cérebro entenda que já é hora de descansar.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário