O treino de força possibilita a queima de calorias durante os exercícios e horas depois. Mas há um problema: quem faz musculação há muito tempo não se beneficia do excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, chamado EPOC, na sigla em inglês.
Um estudo recente da Universidade da Flórida recrutou um grupo de levantadores de peso experientes e eles tinham que fazer dois treinos diferentes, ambos os treinos incluídos os mesmos quatro exercícios, usando pesos bastante pesados. Um treino, no entanto, incluiu o dobro de conjuntos do outro. A grande surpresa é que nenhum treino produzia uma quantidade significativa de EPOC.
O problema, segundo o jornalista de fitness Lou Schuler, autor de livros sobre musculação, é adaptação, porque quanto mais experiente, mais criativo o atleta tem que ser para obter os resultados desejados, especialmente quando o principal objetivo é a perda de gordura. Veja algumas dicas para queimar algumas calorias a mais, antes e depois dos treinos.
1 - Disciplina
Inclua sets entre as séries
Se você está alternando dois exercícios, adicione um terceiro no períodos de descanso, desde que não canse os mesmos músculos. Tente um set de polichinelos ou, se você estiver fazendo um exercício pesado para os membros inferiores, tente um cardiovascular como flexões entre as séries de agachamento, por exemplo.
2 - Força
Faça mais exercícios
Se a série pede dez repetições, costumamos parar nas dez, mesmo podendo fazer uma ou duas a mais. Não pare. Uma repetição a mais por série dá entre 15 e 20 a mais no total de exercícios —o equivalente a duas séries extras no mesmo tempo.
3 - Ritmo
Descanse menos
Em 2011 um estudo na "Journal of Strength and Conditioning Research", a EPOC foi levemente maior quando os indivíduos descansavam apenas um minuto entre séries de três minutos.
4 - Determinação
Foco nos grupos musculates maiores
No mesmo estudo, foi mostrado que indivíduos queimavam cerca de 75% mais calorias totais em cinco séries de legpress contra cinco séries de exercícios de tórax. A razão é simples: Quanto mais massa muscular você usa, mais calorias você queima. Quando o objetivo é ficar mais magro, o melhor é incluir exercícios de membros inferiores e guardar o dia de malhar braço ou peito para depois.
Fonte: O Globo - Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário