terça-feira, 9 de julho de 2013

Como se livrar do bloatware no seu PC e smartphone

Seu novo laptop ou smartphone veio pré-instalado com versões trial de programas que você nunca vai usar. Então por que eles deveriam continuar ocupando um espaço precioso no seu disco rígido? Veja como eliminar esse peso morto do seu sistema operacional.

O bloatware acompanha seu dispositivo para beneficiar a fabricante, não você. Estes programas, muitas vezes uma versão de teste, são essencialmente anúncios pagos pelos desenvolvedores de software para levar você a comprar o programa completo.
No entanto, eles ocupam um espaço melhor preenchido por seus programas favoritos, reduzem o desempenho do sistema, e geralmente tiram a diversão de se usar um gadget novo. Felizmente, há diversas soluções simples para removê-los.
PC:
 ban-bloatware (1)
O Windows 8 já vem com proteção antivírus, mas se você quiser uma alternativa melhor – ou se você usa Windows 7 – não precisa pagar pelo Norton ou McAfee que acompanham o PC. Há duas opções. Um, você pode desinstalá-los individualmente a partir do Painel de Controle:

no Windows 7: clique no menu Iniciar -> Painel de Controle -> Desinstalar um programa.
no Windows 8: abra a tela Iniciar, digite “painel”, clique no Painel de Controle e depois em Desinstalar um programa.
Aí você terá que navegar pela lista de programas instalados, e desinstalá-los um a um. No entanto, como a maioria dos PCs novos vêm com muito bloatware (cerca de uma dúzia), removê-los individualmente pode demorar.
ban-bloatware (2)
Há uma segunda opção, no entanto: o CCleaner. Este programa de desinstalação em massa foi feito para remover porcarias do seu computador com o mínimo de esforço. Basta instalá-lo e executá-lo.
Escolha os programas que você quer remover, e deixe o CCleaner fazer seu trabalho. Você deve se livrar de todos os programas demo e trial, mas também fique de olho para programas de mídia, suítes de antivírus, e qualquer outro que você não precise. Depois, reinicie o PC e pronto. (O CCleaner tem um módulo para limpar o registro; não o utilize – saiba os motivos aqui.)
Android:
Smartphones com Android geralmente vêm com bloatware – apps de operadoras, jogos em versão trial, até antivírus. Esses programas basicamente só ocupam espaço, e ainda exigem acesso completo ao sistema (por razões totalmente nobres, tenho certeza). Mas eles podem ser removidos com um pouco de trabalho.
Se você quiser apenas esconder os apps inúteis, basta usar um novo launcher: há ótimas opções como Nova Launcher, Go Launcher EX e Holo Launcher. Depois, na tela com todos os apps, basta escolher a opção para ocultar alguns deles – em geral, disponível através do botão Menu. O TouchWiz da Samsung também permite ocultar apps: toque em Apps, abra o menu e escolha a opção “Ocultar aplicativos”.
ban-bloatware
Caso você use o Android 4.x, também pode desativar os apps inúteis, para evitar que eles rodem no seu aparelho. Abra o app Configurações, toque em Gerenciador de aplicações, e deslize até a aba Todos. Então navegue pela lista de apps, selecione o bloatware e toque no botão Desativar.
Talvez você queira algo mais agressivo. No entanto, como a maioria dos programas pré-instalados no Android não pode ser removida, você precisará tomar medidas mais drásticas.
Talvez o método mais fácil, que basicamente requer “copiar e colar”, é este script de remoção de bloatware (.zip). Criado pelo usuário Broadways do XDA Developers, ele deleta programas sem exigir que você faça root no seu aparelho. No entanto, ele exige cautela: excluir o app errado pode inutilizar seu aparelho.
Para usá-lo, faça o seguinte: baixe o script, abra o arquivo META-INF\com\google\android\updater-script em um editor de texto, e escolha quais programas deletar. Depois salve o arquivo no seu smartphone ou tablet, reinicie-o em modo de recuperação e rode o arquivo. O bloatware será removido. As instruções completas estão aqui.
Outra alternativa é fazer root no seu dispositivo Android. No entanto, como o procedimento varia de um aparelho para outro, é preciso pesquisar um pouco. Você pode começar no Google e encontrar guias em português; ou ir direto ao XDA Developers e procurar pelo seu smartphone ou tablet. Você encontrará vários fóruns; geralmente é no “Android Development” onde se encontram as opções de root. Depois, basta instalar apps como Uninstall Master ou Root Uninstaller e remover os apps que você quiser.
ban-bloatware (3)
Por fim, você pode instalar uma ROM personalizada. No entanto, este método exige um pouco de conhecimento técnico e não é para todo mundo, nem está disponível para todo smartphone ou tablet. Caso você decida seguir por esse caminho, o CyanogenMod é a ROM personalizada mais popular para tanto.
O processo de instalação é específico para cada smartphone, e o wiki do CyanogenMod é uma valiosa fonte de informações para tanto. Por isso, não deixe de lê-lo algumas vezes antes de começar a hackear seu computador de bolso.
O bloatware é incômodo, mas você não precisa aturar isso. E removê-lo para sempre pode até ser divertido.
Fonte: Uol - Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário