terça-feira, 2 de julho de 2013

Novos pacotes padronizados dos bancos variam até 30%


A Caixa Econômica, assim como o HSBC, tem os valores mais baixos entre os seis principais bancos pesquisadosMais facilidade para comparar os valores das tarifas bancárias. Esse é o principal ganho dos correntistas com os três novos pacotes padronizados do Banco Central (BC), que desde ontem se tornaram obrigatórios em todos os bancos do país. Antes, as instituições só tinham que oferecer aos clientes um pacote padronizado. Os demais tinham tantas características específicas que ficava difícil comparar os preços entre diferentes bancos.
Agora, segundo o economista e professor da Universidade Anhembi Morumbi Marcello Gonella, a padronização vai ajudar os correntistas a perceber melhor as diferenças de cobranças entre os bancos e também a brigar por descontos.
- Você tinha bancos que ofereciam 20 folhas de cheque em um pacote e outro que oferecia 15. Cada um colocava de um modo. Essa padronização é um avanço para todos os correntistas, pois fica mais fácil exigir valores menores - afirma Gonella.
O EXTRA pesquisou os valores cobrados pelos pacotes nos seis principais bancos do país e encontrou diferenças que chegam a 30% (confira tabela ao lado). De acordo com Gonella, esse percentual deve ficar menor em breve :
- Haverá maior a concorrência, e, com isso, a tendência é que o preço caia.
A previsão do economista já é perceptível na pesquisa feita pelo EXTRA: nos três novos pacotes, o HSBC — que em pesquisas anteriores geralmente estava entre os bancos com tarifas e pacotes mais caros — aplica os mesmos valores que a Caixa Econômica Federal - que sempre foi mais em conta.
Os novos pacotes foram instituídos pelo BC em março, pelas resoluções nº 4.196 e 4.197/2013, que têm como principal objetivo dar maior transparência na contratação de serviços bancários.
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário